Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF garante na Justiça indisponibilidade dos bens dos responsáveis por desvio de função de servidores públicos municipais

    A improbidade administrativa foi alvo de Ação Civil Pública ajuizada pelo MPF

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF), por meio da sua unidade em Cáceres, garantiu perante a Justiça Federal a indisponibilidade de bens de Francis Maris Cruz, Prefeito do Município de Cáceres, de Roger Alessandro Rodrigues Pereira, ex-secretário Municipal de Saúde de Cáceres, e de Evanilda Costa do Nascimento, servidora pública municipal. Os referidos agentes públicos estão sendo processados por atos de improbidade administrativa por irregularidades relativas ao desvio de função dos agentes de combate às endemias do município.

    De acordo com inquérito civil instaurado pelo MPF, alguns Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Prefeitura de Cáceres estariam em desempenho de funções completamente estranhas àquelas inerentes ao referido cargo, exercendo atividades de natureza meramente administrativa e, no caso da requerida Evanilda Costa do Nascimento, cumulando ilegalmente cargos com as respectivas remunerações.

    No curso da investigação, foi apurado que a requerida Evanilda foi nomeada como agente de combate à endemias e exercia concomitantemente o cargo de Coordenadora de Vigilância em Saúde, cumulando as duas remunerações. Os requeridos Roger e Francis, como gestores do município, promoveram a prática do desvio de função e, por isso, foram notificados quanto à irregularidade e não tomaram qualquer providência.

    A Justiça Federal, na decisão, afirma que no inquérito há fortes indícios de que os requeridos praticaram condutas que causaram ao erário prejuízo diante da acumulação de cargos e remuneração de forma indevida.

    Dessa forma, a Justiça determinou a indisponibilidade dos bens de Francis Maris Cruz e Roger Alessandro Rodrigues Pereira no valor de R$ 630.324,50, e de Evanilda Costa Nascimento no de R$ 92.089,65.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal
    Procuradoria da República em Mato Grosso
    www.mpf.mp.br/mt
    prmt-ascom@mpf.mp.br
    (65) 3612-5083

    • Publicações37267
    • Seguidores709
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações348
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-garante-na-justica-indisponibilidade-dos-bens-dos-responsaveis-por-desvio-de-funcao-de-servidores-publicos-municipais/629429417

    Informações relacionadas

    Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de Ação Civil Pública - atos de improbidade administrativa - desvio de verbas por parte de prefeito.

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 6 anos

    MPF ingressa com Ação Civil Pública por desvio de função de servidores públicos municipais

    Procuradoria Geral da República
    Notíciashá 12 anos

    MPF/CE: decisão determina indisponibilidade de bens e quebra de sigilo após investigação no CRF

    Roberta Hoher Dorneles, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Servidor público que atua em desvio de função tem direito a receber diferenças salarias.

    Superior Tribunal de Justiça
    Súmulahá 15 anos

    Súmula n. 378 do STJ

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)