Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/GO, COREN/GO e Hospital Araújo Jorge celebram Termo de Ajustamento de Conduta

    Objetivo é sanar irregularidades no quadro de enfermagem e garantir uma assistência segura aos pacientes do hospital

    há 9 anos

    O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), pela Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadãos, celebrou, no dia 12 de dezembro, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com representantes do Conselho Regional de Enfermagem em Goiás (COREN/GO) e do Hospital Araújo Jorge, unidade operacional da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG).

    O COREN/GO, após realizar várias visitas ao hospital, constatou uma série de irregularidades em seu quadro de enfermagem, o que poderia comprometer a segurança dos pacientes e a própria saúde dos trabalhadores do Araújo Jorge. Um dos principais pontos identificados foi o baixo número de enfermeiros atuando na unidade, frente à demanda exigida pelo grande volume de pacientes.

    Segundo o TAC, o hospital deverá contratar 31 enfermeiros até dezembro de 2015, comprometendo-se a não impedir a ação dos fiscais do COREN/GO, garantindo pleno acesso às instalações da unidade e fornecendo informações necessárias sobre a atuação dos profissionais de enfermagem que trabalham no local.

    Segundo o procurador da República que cuida do caso, Ailton Benedito de Souza, as contratações visam o aumento do quadro funcional de enfermagem e não a mera substituição. Portanto, a cada demissão deverá ser realizada uma nova contratação, a fim de garantir, por todo período de funcionamento, profissional enfermeiro em número suficiente para executar tarefas que lhe são privativas, além de supervisionar, orientar e direcionar os profissionais de nível médio que atuam em cada setor ou unidade de trabalho da instituição de saúde.

    Caso haja descumprimento das cláusulas acordadas no TAC, o Hospital Araújo Jorge fica sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil, acrescida de juros e correção monetária, contados a partir da notificação do descumprimento.

    Clique aqui e leia a íntegra do TAC.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Goiás

    Fones: (62) 3243-5454/3243-5266

    E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

    Site: www.prgo.mpf.mp.br

    Twitter: http://twitter.com/mpf_go

    Facebook: https://www.facebook.com/MPFGoias

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-go-coren-go-e-hospital-araujo-jorge-celebram-termo-de-ajustamento-de-conduta/157864900

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)