Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF lança Edital de Chamamento Público em investigação de suposta prática de censura pelo Facebook

    Usuários têm reclamado publicamente que postagens de protestos sobre a “Exposição Queer” estariam sendo, ilicitamente, objeto de censura pela rede social

    há 7 anos

    Coletar informações, reclamações e representações acerca de postagens de usuários brasileiros excluídas, desde o mês de julho de 2017, pelo Facebook, em relação à “Exposição Queer”, promovida pelo Santander Cultural durante os meses de julho a setembro de 2017 na cidade de Porto Alegre/RS. Com este objetivo, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF) lançou nesta segunda-feira, 16 de outubro, Edital de Chamamento Público que visa a cooperação de toda a sociedade com a investigação que apura ação ou omissão ilícita da rede social em supostas práticas de censura e bloqueio de usuários brasileiros por motivações de origem, raça, sexo, cor, idade, religião, política relacionadas à exposição citada.

    Poderão atender ao Chamamento qualquer cidadão, entidades públicas e privadas, organizações e movimentos sociais etc. que porventura tenham sofrido qualquer tipo de censura praticada pelo Facebook. O procurador da República Ailton Benedito alerta, mais uma vez, que as normas constitucionais e legais que regulam a internet no Brasil atuam sempre com vistas à liberdade de expressão; ao direito de acesso de todos à informação; ao conhecimento e à participação na vida cultural e na condução dos assuntos públicos e a impedir a censura e a discriminação dos usuários por motivo de origem, raça, sexo, cor, idade etc., competindo ao MPF atuar nesse sentido.

    Os chamados têm o prazo de até 30 dias – após a publicação do edital – para enviar os elementos pertinentes ao objeto investigado ao MPF, por meio do serviço de atendimento ao cidadão, no endereço http://www.mpf.mp.br/paraocidadao/sac, fazendo expressa referência ao número do procedimento preparatório de investigação (1.18.000.002758/2017-49).

    Clique aqui e leia a íntegra do Edital de Chamamento Público.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em Goiás
    Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
    E-mail:


    prgo-ascom@mpf.mp.brSite: www.mpf.mp.br/goTwitter: http://twitter.com/mpf_goFacebook: /MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-lanca-edital-de-chamamento-publico-em-investigacao-de-suposta-pratica-de-censura-pelo-facebook/509883150

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)