Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MA propõe ação civil pública contra o estado e a empresa Suzano Papel e Celulose

    há 14 anos

    O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Estado do Maranhão e a empresa Suzano Papel e Celulose S.A, em relação ao plantio de eucaliptos na região do Baixo Parnaíba.

    Na ação, o MPF/MA requer a anulação de todos os atos administrativos praticados pelo Estado do Maranhão referentes às licenças prévia, de instalação e de operação, além da autorização da supressão de vegetação concedidos para o empreendimento florestal da Suzano no Baixo Parnaíba.

    A empresa pretende realizar o plantio de eucalípto em uma área de aproximadamente 42 mil hectares no Baixo Parnaíba, afetando principalmente o município de Santa Quitéria, com a possibilidade de impactos à bacia do rio Parnaíba, em empreendimento que foi iniciado pela empresa Margusa.

    Segundo o MPF, várias irregularidades foram verificadas no licenciamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Naturais do Estado do Maranhão (Sema); os impactos podem alcançar o rio Parnaíba, que é de domínio federal, além do estado vizinho do Piauí, considerando que nesse estado a empresa vai desenvolver atividade semelhante.

    Além disso, a Sema concedeu autorização para desmatar mais de cinco mil hectares, quando teria poderes para permitir somente o corte de até mil hectares de vegetação, conduta que pode prejudicar o cerrado maranhense. E, mais, as licenças de instalação e operação da empresa foram concedidas no mesmo dia, o que é ilegal.

    Assim o MPF entende que as licenças prévias, de instalação e operação da empresa, expedidas pela Sema são irregulares. Para o MPF, os estudos deveriam ser submetidos à analise do Instituto brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), que tem competência para a análise.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Estado do Maranhão

    Fone: 3213-7137

    E-mail: ascom@prma.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações353
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ma-propoe-acao-civil-publica-contra-o-estado-e-a-empresa-suzano-papel-e-celulose/2184702

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TRF03 - Ação Improbidade Administrativa - Ação Civil de Improbidade Administrativa - de Ministerio Publico Federal - Pr/Sp contra Suzano Papel e Celulose

    Ministério Público do Trabalho
    Notíciashá 11 anos

    MPT pede indenização de R$ 50 mi em ação contra Suzano Celulose

    Petição Inicial - TJMG - Ação de Reparação por Danos Morais e Materiais em Virtude de Incêndio em Propriedade Rural - [Cível] Procedimento Comum Cível - contra Energisa Minas Gerais - Distribuidora de Energia

    Fellipe Duarte, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O código de trânsito é aplicado dentro de condomínios?

    Lucas Ferreira, Advogado
    Modelosano passado

    Ação Declaratória cumulada com Indenização por Danos Materiais e Morais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)