Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MG atua para garantir registro efetivo do horário cumprido por servidores da UFLA

    A partir da próxima segunda-feira, 17, devem entrar em funcionamento relógios de ponto eletrônicos

    há 10 anos
    São João del-Rei

    A Universidade Federal de Lavras (UFLA) comprometeu-se com o Ministério Público Federal (MPF) a colocar em funcionamento até próximo dia 17 de novembro, em todas as suas unidades, sistema de controle eletrônico de ponto para registro da assiduidade e da pontualidade dos servidores.

    O compromisso, firmado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), prevê ainda a elaboração e divulgação de ato normativo interno regulamentando o funcionamento do novo sistema, além do pagamento de multas diárias em caso de descumprimento de qualquer uma das obrigações assumidas pelo reitor da instituição.

    Em janeiro do ano passado, o MPF expediu recomendação à universidade exortando-a ao cumprimento do Decreto Federal nº 1.867/1996, que obrigou toda a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional a realizar o controle de presença e assiduidade dos servidores por meio de controle eletrônico de ponto (art. 1º).

    Na ocasião, o MPF lembrou que, embora tenham se passado mais de 16 anos desde a edição do decreto, a UFLA permanecia realizando o lançamento da frequência dos seus servidores em folhas de ponto manual, nas quais os próprios interessados é que registravam os horários de entrada e saída do trabalho.

    Como consequência, eram raríssimas as situações com horários diversos daqueles estabelecidos como jornada-padrão, e os registros de entrada e de saída do expediente eram absolutamente precisos, “britânicos”, sem nenhum tipo de atraso ou adiantamento sequer em minutos, mesmo por motivo de força maior ou caso fortuito, o que revelava que as anotações eram feitas apenas para fins formais e protocolares, não espelhando a realidade.

    Para o MPF, a situação, além de comprometer a verificação quanto ao cumprimento de deveres pelos servidores da universidade, serve de estímulo a comportamentos inadequados em relação à efetiva observância do horário de trabalho.

    Por isso, recomendou à UFLA a implantação do sistema de registro de frequência por meio dos relógios de ponto eletrônicos, não só para evitar a perpetuação das anotações inverídicas, como para dar cumprimento ao disposto no Decreto 1.867/1996.

    A recomendação, encaminhada à Reitoria da universidade no dia 8 de janeiro de 2013, dava prazo de 30 dias para apresentação de cronograma de instalação do sistema. Em 31 de janeiro seguinte, a UFLA informou o acatamento das medidas, pedindo contudo mais prazo. No mês de março de 2013, teve início a contratação de empresa especializada para a instalação do sistema, com previsão de que ele entrasse em operação no dia 31 de julho de 2014. Essa data, porém, foi novamente adiada para o último dia 31 de outubro, o que acabou não acontecendo.

    O Ministério Público Federal, então, reuniu-se novamente com a direção da universidade e obteve o compromisso de que o sistema estará pronto para funcionar a partir da próxima segunda-feira, 17. Se isso não acontecer, a UFLA terá de pagar multa diária no valor de dez mil reais.


    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal em Minas Gerais
    Tel.: (31) 2123.9008
    Veja essa e outras notícias do MPF em Minas em www.prmg.mpf.mp.br
    As notícias do MPF em São João del-Rei estão em www.prmg.mpf.mp.br/saojoaodelrei No twitter: mpf_mg

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-mg-atua-para-garantir-registro-efetivo-do-horario-cumprido-por-servidores-da-ufla/151765708

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)