Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ MG obtém decisão que obriga UFU a realizar concurso para contratação de enfermeiros e técnicos em enfermagem

    Déficit de profissionais no Hospital das Clínicas prejudica o atendimento a população e onera os cofres do município

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) obteve decisão na Justiça que obriga a União e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), localizada na região do Triângulo Mineiro, a realizar, no prazo de seis meses, concurso público para a contratação de enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem para o Hospital das Clínicas da UFU.

    Pela decisão, a União deve liberar as vagas e a UFU organizar o certame, com, no mínimo, 292 vagas para enfermeiros e 200 para técnicos/ auxiliares de enfermagem.

    A decisão atende a pedido feito pelo MPF em ação movida em 2016, na qual pedia a recomposição dos quadros de profissionais de enfermagem, tanto de nível superior como de nível médio, conforme o déficit apurado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Essa situação vem afetando negativamente os centros cirúrgicos, o serviço de hemodinâmica e de ressonância magnética, a unidade coronariana e a unidade de acidente vascular cerebral. A falta de profissionais foi reconhecida pelo próprio diretor de enfermagem do hospital na época do levantamento.

    No inquérito instaurado para acompanhar a situação do quadro de servidores do Hospital das Clínicas, o MPF apurou que a direção do HC vem adotando uma política contrária ao interesse público, preferindo a desativação de leitos a contratar profissionais para melhorar o atendimento.

    Para o MPF, o comportamento não se justifica, já que a UFU firmou um termo de compromisso com a Prefeitura de Uberlândia e o Ministério da Saúde, bem como com com o Estado de Minas Gerais, no tocante ao recebimento de recursos do PRO-HOSP.

    Para o procurador da República Cléber Eustáquio Neves, autor da ação, apesar do compromisso firmado e os recursos recebidos para aumentar sua capacidade de prestação dos serviços de saúde, o que acontece é justamente o contrário. “A UFU firmou compromisso para aumentar sua capacidade de instalação e ainda recebeu recursos públicos para esse fim, mas não ampliou o atendimento – em verdade reduziu – obrigando o município de Uberlândia a custear procedimentos que, pela organização do SUS, ultrapassam os limites de recursos a ele repassados, como se dá no caso dos procedimentos de média e alta complexidade”, explica o procurador.

    Na sentença, o magistrado reconheceu que a ação do MPF não busca criar política diferenciada, mas apenas obrigar a Administração Pública a cumprir com seus deveres legais “Na espécie, o MPF não pretende compelir as requeridas à realização de algo excepcional ou extraordinário, mas a execução de uma política básica de saúde, qual seja, a contratação, mediante concurso público, de um número de profissionais de saúde suficiente para garantir o funcionamento de um hospital universitário”, diz a sentença.
    ACP nº 3892-27.2016.4.01.3803

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal em Minas Gerais
    Tel.: (31) 2123.9010/ 9008
    Veja as notícias do MPF em Minas em www.mpf.mp.br/mg
    No twitter: mpf_mg

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-mg-obtem-decisao-que-obriga-ufu-a-realizar-concurso-para-contratacao-de-enfermeiros-e-tecnicos-em-enfermagem/655372564

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)