Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MG: UFMG acata recomendação e altera edital de concurso para área administrativa

    Universidade fazia exigências que dificultavam a inscrição de candidatos com deficiência

    há 6 anos

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acatou integralmente a recomendacao do Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) e retificou, no edital de seu concurso para provimento de cargos do quadro de pessoal técnico-administrativo em educação, as regras que dificultavam as inscrições de pessoas com deficiência.

    O MPF havia recomendado que a universidade retificasse seu Edital 683/2017 para que fossem aceitos laudos médicos atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência emitidos no prazo de até 12 meses anteriores ao último dia das inscrições, que se encerrariam em 12 de março. Antes da alteração, o edital exigia que o laudo fosse emitido em data superior à data de sua publicação.

    Também era exigido o preenchimento de um formulário, por um médico especialista na área da deficiência, mesmo que o candidato já possuísse um laudo recente que atestasse sua condição.

    Outra exigência que foi alterada no edital pela UFMG dizia respeito a exigência de exames clínicos de audiometria e campo visual para validação da inscrição do candidato com deficiência auditiva ou visual. Agora, as condições especiais para a realização de provas devem ser indicadas pelo candidato, sem necessidade de apresentação de nenhum exame.

    Igualdade de oportunidade - Para o procurador regional dos direitos do Cidadão, Helder Magno da Silva, responsável pela recomendação, é inaceitável que os candidatos com deficiência tenham a sua inscrição e, consequentemente, a sua participação em concurso público dificultada por questões meramente burocráticas. “A legislação brasileira garante que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação, com a retificação do edital, esse direito foi garantido”.

    Para o procurador, a exigência de exames clínicos às pessoas com deficiência auditiva e visual desrespeita o princípio da isonomia, pois outros candidatos com outros tipos de deficiência não precisam apresentar os exames que apuram o grau de deficiência, sendo o atestado médico suficiente.

    O MPF entende que as exigências demandadas no edital antes da retificação ignoravam que grande parte dos cidadãos brasileiros não dispõem de meios de acessar a rede privada de saúde e que a marcação de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser demorada. Além disso, sustenta que laudos médicos emitidos no prazo de 12 meses anteriores à data final da inscrição, ainda que em formato diferente do estabelecido no edital, surtiria o mesmo efeito, que é o de comprovar a deficiência do candidato e o habilitar a concorrer às vagas reservadas e/ou a ter atendimento especial na realização das provas.

    A UFMG publicou a retificação do edital no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de março.

    Para ler a íntegra da recomendação, clique aqui.

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal em Minas Gerais
    Tel.: (31) 2123.9008
    No twitter: mpf_mg

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-mg-ufmg-acata-recomendacao-e-altera-edital-de-concurso-para-area-administrativa/554770479

    Informações relacionadas

    Ana Cristina G. Leal, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    TRF3 confirma nomeação de funcionário dos correios eliminado de concurso por perda auditiva leve

    TRF3 CONFIRMA NOMEAÇÃO DE FUNCIONÁRIO DOS CORREIOS QUE HAVIA SIDO ELIMINADO DE CONCURSO POR PERDA AUDITIVA LEVE

    Petição - TJMG - Ação Exame de Saúde E/Ou Aptidão Física - [Cível] Procedimento Comum Cível - contra Estado de Minas Gerais

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 8 anos

    MPF/MG recomenda que Cefet adote mudanças em seus processos seletivos de pós-graduação

    Contramestre consegue anular decisão fundamentada em documento a que não teve acesso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)