Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF pede fim de taxas abusivas cobradas pela Universo

    Serviços como histórico escolar e revisão de prova devem ser abrangidos pela mensalidade

    O Ministério Público Federal (MPF) moveu ação civil pública contra a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) para acabar com a cobrança de taxas por serviços como emissão de histórico escolar, cancelamento e trancamento de matrícula e revisão de prova, dentre outros. Na ação, o MPF pede em liminar a suspensão da irregularidade, propondo uma multa de R$10 mil caso comprovada qualquer dessas cobranças indevidas.

    O procurador da República Lauro Coelho Júnior, responsável pela ação, já havia feito recomendação à universidade, em janeiro passado, depois de ser alertado da cobrança irregular de taxas para serviços que deveriam estar incluídos na mensalidade. Segundo o Conselho Nacional de Educação, a mensalidade cobrada aos alunos já deve abranger serviços como matrícula, boletins, cronogramas, certificados, dentre outros, que a universidade cobrava de maneira adicional. Para expedir um histórico escolar, por exemplo, a Universo cobrava R$16. Mesmo após a recomendação, a Universo não se manifestou depois de negociações visando a celebração de termo de ajustamento de conduta com o MPF, motivando a ação civil pública.

    O MPF pediu que a Universo cumpra a obrigação de não cobrar os seguintes serviços: histórico escolar, declaração de escolaridade, cancelamento e trancamento de matrícula, inclusão, exclusão e cancelamento de disciplina, programa de disciplinas cursadas, declaração de conclusão de curso, certidão de notas do curso, carteira de estudante, declaração de duração de curso, declaração de estágio, declaração de reconhecimento de curso, revisão de prova, declaração dos dias de prova, declaração de horário, declaração de conclusão sem colação, declaração de situação acadêmica, declaração de currículo e declaração de frequência.

    A Universo possui campus em oito cidades no Brasil, sendo três no estado do Rio de Janeiro: Campos, São Gonçalo e Niterói.

    • Publicações505
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pede-fim-de-taxas-abusivas-cobradas-pela-universo/2422538

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)