Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF PEDE QUE IMIGRANTES POBRES SEJAM ISENTOS DE TAXAS DE IDENTIDADE

    há 9 anos
    O Ministério Público Federal ingressou com uma ação civil pública pedindo que os estrangeiros pobres sejam isentos do pagamento de taxas na expedição de registro nacional e de carteira de identidade de estrangeiro. De acordo com o MPF, a cobrança violaria o princípio constitucional da dignidade da pessoa e do direito ao exercício da cidadania.

    O pedido de liminar foi negado em primeira instância, o que motivou o MPF a apelar ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Segundo o MPF, é dever da União, independentemente do pagamento de taxas, a expedição de cédula de identidade nacional a estrangeiros, especialmente os que possuem visto humanitário e não têm condições de arcar com o custo da emissão do documento, sob pena de inviabilizar o exercício de direitos fundamentais.

    De acordo com o MPF, o perigo na demora está no fato de que, impedidos de trabalhar e, consequentemente, auferir renda, o prazo de que os imigrantes com visto humanitário dispõem, além de exíguo, tende inexoravelmente a expirar, sem o pagamento das taxas exigidas.

    Porém, ao analisar a apelação, o relator do caso, juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia, convocado para atuar no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, manteve a decisão de primeiro grau. Para Tejada, o fato de serem cobradas taxas aos imigrantes não tem inviabilizado o exercício dos direitos fundamentais.

    Segundo o relator, o perigo de perecimento de direitos é requisito essencial para justificar a antecipação da tutela, o que não estaria ocorrendo no caso. Com a liminar negada, o processo seguirá o trâmite normal na 3ª Vara Federal de Caxias do Sul, onde a ação foi ajuizada. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

    50177479820154040000/TRF









    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pede-que-imigrantes-pobres-sejam-isentos-de-taxas-de-identidade/242677195

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)