Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF propõe ação para garantir a proteção da REBIO do Tinguá (RJ) contra atividades da CEDAE na unidade

    A captação de água na reserva não é licenciada

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública (ACP), com pedido de liminar, contra a Companhia Estadual de Águas e Esgostos (CEDAE), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). A ação pede o licenciamento corretivo da captação de água desenvolvida pela CEDAE na unidade de conservação de proteção integral Reserva Biológica (REBIO) do Tinguá, na Baixada Fluminense, a estipulação de medidas de compensatórias pela utilização da reserva e a reparação de danos ambientais gerados a partir da operação na reserva.

    O MPF apurou, a partir da análise do Inquérito Civil Público (1.30.017.000148/2010-51), que a CEDAE realiza sem qualquer licenciamento a captação de água na Reserva Biológica do Tinguá, uma unidade de conservação de proteção integral - em relação à qual não é cabível a intervenção humana. Além disso, a empresa do Estado não tem aprovação do ICMBIO para a instalação da rede de abastecimento de água na REBIO e nem efetua qualquer medida compensatória para a proteção e implementação da unidade.

    A ação requer, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, que o ICMBIO e o IBAMA adotem providências necessárias para finalizar, no prazo de 120 dias, processo de licenciamento corretivo da atividade exercida pela CEDAE, como regra transitória para o funcionamento

    da atividade na REBIO. O ICMBIO e o IBAMA também devem estabelecer, no prazo de 30 dias, regras de autorização e funcionamento da atividade da CEDAE, com base na legislação em vigor, a serem adotadas enquanto o licenciamento não é finalizado.

    Além disso, a ação requer que a CEDAE apresente todos os documentos exigidos pelos órgãos ambientais no prazo de 120 dias. E também, que se abstenha de qualquer intervenção na unidade de conservação Reserva Biológica do Tinguá, sem autorização do ICMBIO.

    Íntegra aqui.

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República no Rio de Janeiro
    Tels: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547
    www.mpf.mp.br/rj
    twitter.com/MPF_PRRJ

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-propoe-acao-para-garantir-a-protecao-da-rebio-do-tingua-rj-contra-atividades-da-cedae-na-unidade/711729477

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 5 anos

    MPF apresenta recurso ao TRF2 por licenciamento corretivo das atividades da CEDAE na Rebio Tinguá

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)