Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF quer que Petrobras pague R$ 50 mil a quilombolas em São Mateus (ES)

    Estatal desrespeitou convenção da OIT e Licenças ambientais para gasoduto

    há 8 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) quer que a Justiça condene a Petrobras a pagar indenização de R$ 50 mil a comunidades quilombolas de São Mateus e Conceição da Barra (ES) em decorrência da construção do gasoduto Cacimbas-Catu. A ré é acusada de desrespeitar as regras de licenciamento ambiental, não ter consultado previamente as populações afetadas e desconsiderar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    Em manifestação contra recurso da Petrobras, a Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) defende que a ação continue tramitando na Vara Federal de São Mateus. Segundo o procurador regional da República Roberto Ferreira, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) define que a ação civil pública deva ser julgada no foro do local do dano.

    Na ação, o MPF em São Mateus sustentou que a Petrobras ignorou pareceres técnicos da própria empresa que apontavam para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre os impactos causados às comunidades São Jorge, Angelim Disa e São Domingos. Além da insegurança gerada pela passagem dos dutos, o empreendimento teria causado danos irreparáveis ao patrimônio cultural dos quilombolas da região.

    A Petrobras também é acusada de desrespeitar a convenção 169 da OIT, principal tratado internacional sobre direitos indígenas e tribais. O documento fixa que os povos tradicionais devam ser consultados, de forma acessível a eles e de boa fé, sobre decisões legislativas e administrativas que os afetem.

    O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Transportadora Associada de Gás S.A. também são réus da ação.







    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República da 2ª Região (RJ/ES)
    Tel.: (21) 3554-9199/9003
    Twitter: @mpf_prr2


    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações244
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-quer-que-petrobras-pague-r-50-mil-a-quilombolas-em-sao-mateus-es/399634289

    Informações relacionadas

    Observatório Eco - Direito Ambiental
    Notíciashá 12 anos

    Petrobras é denunciada por dano ambiental no RJ

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)