Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF rebate empresários condenados por desviar bens apreendidos pela Receita

    Acusados de aliciar servidores públicos para repassarem itens doados recorrem a TRF2

    há 7 anos
    O Ministério Público Federal (MPF) se opôs no Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF2) aos recursos de quatro condenados a partir da Operação Pilantropia, que em 2010 investigou o desvio de mercadorias apreendidas pela Receita Federal em portos e aeroportos e que seriam doadas à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e às prefeituras de Mesquita, Paulo de Frontin e Pinheiral (RJ). Na manifestação ao Tribunal, o MPF rebateu os argumentos dos empresários Pedro Ribeiro Pacheco e Sandra Regina Ramos da Silva, do comerciante José Maria Freitas Monteiro Junior e do despachante aduaneiro Flávio Henrique de Araújo.
    Os desembargadores julgaram que os condenados agiram juntos, dividindo as tarefas para cometer crimes contra a administração pública. Servidores tinham sido aliciados para protocolar pedidos de doação de bens apreendidos, como produtos de informática, e depois os encaminhavam ao depósito da quadrilha. Eles foram condenados pelos crimes de associação criminosa (pena calculada em um ano e meio de prisão) e peculato (três anos de prisão).

    Os condenados recorreram contra a decisão do TRF2 sob alegações como a de que havia omissões e contradições ou falhas na determinação das penas. Os argumentos de cada réu foram rebatidos, com base nos autos do processo, pelo Núcleo Criminal de Combate à Corrupção do MPF na 2ª Região.

    Operação Pilantropia – Quando a operação foi deflagrada, a Polícia Federal cumpriu sete mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais no Estado do Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu (PR). A operação apreendeu documentos, R$ 200 mil em espécie e caminhões com mercadorias.
    Matéria relacionada:
    http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/noticias-rj/mpf-rj-denuncia-quadrilha-presa-na-operacao-pilantropia

    Assessoria de Comunicação SocialMinistério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES) Tel.: (21) 3554-9003/9199twitter.com/MPF_PRR2

    • Publicações37267
    • Seguidores714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rebate-empresarios-condenados-por-desviar-bens-apreendidos-pela-receita/499903326

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)