Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF recomenda adequação de transporte escolar em Itaquitinga (PE)

    Providências devem ser tomadas pelo município no prazo máximo de 180 dias

    há 7 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Goiana (PE) expediu recomendação à Prefeitura de Itaquitinga, na Zona da Mata pernambucana, para que sejam adotadas medidas voltadas à adequação de veículos e motoristas que executam o transporte escolar de alunos da educação básica pública no município. O MPF pede que as providências sejam adotadas no prazo máximo de 180 dias.

    A recomendação é decorrente de procedimento administrativo instaurado pelo MPF para acompanhar a adoção de medidas pela prefeitura para a criação de Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), do Ministério da Educação. O procedimento também apura a adequação dos veículos utilizados no transporte escolar às normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    O MPF reforça que o PNATE consiste na transferência de recursos aos estados e municípios para suplementar o custeio do transporte escolar dos alunos da rede pública residentes em área rural, com uso de veículos que devem estar de acordo com o disposto no CTB e demais legislações. No entanto, conforme é destacado no documento, a prefeitura não remeteu ao MPF qualquer laudo de segurança nem as autorizações para prestar esse tipo de serviço emitidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE).

    Adequação – O MPF recomenda que a Prefeitura de Itaquitinga adeque, em até 180 dias, a frota e os motoristas destinados ao transporte escolar às determinações do CTB. Recomenda, também, que submeta todos os veículos à inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança no Detran/PE.

    O MPF concedeu prazo de 10 dias, a partir do recebimento do documento, para que a prefeitura informe sobre o acatamento da recomendação. No caso de omissão, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

    Procedimento administrativo nº 1.26.006.000069/2017-78









    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República em Pernambuco
    (81) 2125-7348
    prpe-ascom@mpf.mp.br
    http://www.twitter.com/mpf_pe
    http://www.facebook.com/MPFederal




    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recomenda-adequacao-de-transporte-escolar-em-itaquitinga-pe/463838518

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)