Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF recomenda cumprimento de lei que prevê cota para indígenas em contratos temporários da Secretaria de Saúde

    Medida visa a atender Convenção 169 da OIT e legislação estadual

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá recomendou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que reserve vagas para indígenas em processos seletivos para contratação temporária. A orientação do MPF visa a garantir os direitos dos indígenas assegurados pela Convenção 169, da Organização Mundial do Trabalho, e a atender ao art. 15 da Lei Estadual 1.724/2012. A norma, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, prevê cota para indígenas e pessoas com deficiência.

    A recomendação foi emitida após investigação conduzida pelo MPF que apurou irregularidade no processo seletivo, realizado em 2016, para contratar temporariamente agentes de endemias. O certame previa a contratação de pessoas para atuar nos 16 municípios a fim de cumprir as metas estabelecidas no Plano de Ações Integradas para o Controle do vetor Aedes aegypti. Porém, não reservou vagas para indígenas, apenas para pessoas com deficiência.

    Segundo o MPF/AP, a medida “além de contrária à legislação estadual, é atentatória ao dever imposto ao Estado brasileiro de respeitar os direitos conferidos a essas populações”. Além disso, a Convenção 169 da OIT estabelece que o sistema de assistência sanitária dê preferência à formação e ao emprego de pessoal da comunidade local.

    A Sesa tem 10 dias úteis para se manifestar sobre o acatamento ou não da recomendação. O MPF alerta que o descumprimento da orientação pode resultar na adoção de medidas administrativas e judiciais.

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Amapá
    (96) 3213 7895
    prap-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/ap
    www.twitter.com/mpf_ap
    www.fb.com/mpfederal
    www.youtube.com/tvmpf

    • Publicações37267
    • Seguidores714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recomenda-cumprimento-de-lei-que-preve-cota-para-indigenas-em-contratos-temporarios-da-secretaria-de-saude/536621028

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)