Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF recomenda que IF Sudeste dispense professor contratado irregularmente

    Contratação temporária é regida pela Lei 8.745/1993, cujos dispositivos não teriam sido observados pela instituição de ensino

    há 8 anos

    Juiz de Fora. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) a rescisão do contrato por tempo determinado celebrado com um professor de Língua Espanhola.


    Segundo o MPF, a contratação teria violado os dispositivos da Lei 8.745/1993, que trata da contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.


    A lei determina que a substituição de professores de instituições federais de ensino somente poderá ocorrer em três hipóteses: (I) em caso de vacância do cargo, (II) de afastamento ou licença do professor efetivo, ou (III) quando este for nomeado para ocupar cargo de reitor, vicereitor, pró-reitor ou diretor de campus.


    No caso do IF Sudeste, a justificativa oficial é a de que o professor temporário foi contratado para substituir uma professora que, atualmente, ocupa cargo em uma das pró-reitorias da instituição.


    Acontece que, conforme o MPF apurou, tal professora leciona a disciplina Português, mas a vaga oferecida no Edital do Processo Seletivo Simplificado dizia respeito à cadeira de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, cujo titular também se encontra afastado. A natureza desse afastamento, no entanto, não está prevista entre as hipóteses da Lei 8.745/1993, o que impediria sua substituição da forma como efetuada pelo IF Sudeste.


    Na recomendação, o Ministério Público Federal ressaltou que, caso o contrato esteja próximo do prazo final, a instituição deve se abster de prorrogá-lo, devendo, ainda, restringir o exercício profissional do professor contratado exclusivamente às aulas de português, não permitindo que ele lecione espanhol.


    O MPF também recomendou que o IF Sudeste siga rigorosamente a lei nas próximas contratações de professores temporários.


    Foi dado prazo de 30 dias para o cumprimento da recomendação.


    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal em Minas Gerais
    Tel: (31) 2123.9010 / 9008
    No twitter: mpf_mg



    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recomenda-que-if-sudeste-dispense-professor-contratado-irregularmente/405737447

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)