Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF recomenda suspensão da transferência de recursos federais para a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira

    Fundação teve contas rejeitadas em quatro projetos financiados pela Lei Rouanet

    há 9 anos

    O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) recomendou ao Ministério da Cultura e ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES) que não celebrem ou prorroguem qualquer acordo que vise a transferência de recursos federais para a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira - FOSB. A decisão deve durar até a conclusão dos processos de tomada de contas instaurados e a devolução integral dos recursos aplicados de forma irregular.

    A Fundação mantenedora da Orquestra Sinfônica Brasileira obteve, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), recursos para o desenvolvimento de quatro projetos, no valor total de R$ 56 milhões. Após análise das prestações de contas apresentadas, o controle interno do Ministério da Cultura constatou, dentre outras irregularidades, o remanejamento ilegal de despesas, a contratação de itens não incluídos no orçamento do projeto, e o custeio de despesas de viagem em valor superior ao autorizado.

    A Fundação encontra-se igualmente irregular junto à Promotoria de Fundações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ), órgão responsável por fiscalizar os recursos dessas entidades no estado. Em setembro de 2014, o MP/RJ expediu recomendação ao BNDES, para que cessasse a transferência de recursos financeiros à FOSB, uma vez que a entidade submeteu à análise da promotoria as demonstrações dos exercícios financeiros de 2012 e 2013, inviabilizando a fiscalização da gestão dos recursos dos recursos públicos envolvidos.

    O BNDES também concedeu apoio financeiro à Fundação no valor de R$ 21 milhões para sua manutenção e desenvolvimento sustentável, assim como para a realização dos projetos culturais no âmbitos das temporadas de 2014 a 2016, e por esse motivo foi incluído como destinatário da recomendação.

    Em caso de não cumprimento da recomendação, os gestores do BNDES e do Ministério da Cultura responsáveis pela liberação dos recursos poderão ser responsabilizados por ato de improbidade administrativa.

    Confira a íntegra da recomendação aqui.

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
    Tels.: (21) 3971-9488/9460
    www.prrj.mpf.mp.br
    https://twitter.com/MPF_PRRJ

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações184
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recomenda-suspensao-da-transferencia-de-recursos-federais-para-a-fundacao-orquestra-sinfonica-brasileira/223893734

    Informações relacionadas

    Danielli Xavier Freitas, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Osesp é absolvida de indenizar ex-diretor artístico e regente por dano moral

    Wagner Francesco ⚖, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Polícia Federal deflagra a Operação Boca Livre. A corrupção da Lei Rouanet

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)