Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF requer fim das atividades da Guarda-Mirim (Mafra)

    Por submeter crianças e adolescentes a situações de vexame e constrangimento, e verificado tratar-se de organização com caráter paramilitar, o Ministério Público Federal ajuizou Ação Civil Pública para que a associação de nome fantasia “Guarda Mirim, Instituto Tecnológico de Ensino Profissionalizante”-ITEP-, tenha suas atividades suspensas e que os responsáveis tenham CNPJ e registros de empresários individuais cancelados.

    Embora com fim social aparentemente legal (escola de ensino profissionalizante em nível tecnológico, educação profissionalizante em nível técnico, ensino de idiomas e treinamento em informática) a “Guarda-Mirim - ITEP”, na prática, se revelou uma associação com fins ilícitos e com caráter paramilitar. Havia rigidez hierárquica entre os alunos, chamados de aspirantes, com formação de esquadrões, criação de patentes como a de cabo e uniformes com símbolos de grupos de operações especiais. Havia ainda, hierarquia entre as crianças e adolescentes e o instrutor, denominado “comandante”. Além disso, meninos e meninas eram tratados com expressões injuriosas, que eram dirigidas pelo “comandante” contra elas.

    Alunos revelam ainda que eram expostos a situações de stress físico e mental. Como o ITEP nem sequer tem instalações físicas, as crianças e adolescentes realizavam trabalhos considerados abusivos como contraprestação pelo empréstimo dos locais em que eram realizados os treinamentos.

    O Ministério Público Federal requereu, em antecipação de tutela, a imediata cessão da atividade. Ao final, pede sejam os responsáveis condenados a se abster definitivamente da continuidade da prática, bem como o cancelamento de seus registros como empresários.

    ACP n. 5000859-82.2011.4.04.7214

    • Publicações960
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-requer-fim-das-atividades-da-guarda-mirim-mafra/2774567

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)