Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RJ: Justiça Federal condena ex-funcionários dos Correios por fraude no plano de saúde da empresa

    Esquema investigado na Operação Titanium desviou mais de R$ 7 milhões

    há 7 anos

    Após denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro, a Justiça Federal condenou Marcos da Silva Esteves, ex-gerente de saúde dos Correios, e outros três funcionários da empresa, por peculato em um esquema de fraude no plano de saúde da instituição que desviou mais de R$ 7 milhões. De acordo com a sentença, o ex- gerente foi condenado a 14 anos e nove meses e 27 dias de reclusão, em regime inicial fechado, bem como ao pagamento de multa e ressarcimento do valor subtraído. (Processo nº 0802188-07.2013.4.02.5101)

    Além de Esteves, foram também condenados João Maurício Gomes da Silva, com pena de dois anos em regime semiaberto,

    Fábio Wilson Fernandes Póvoa e Amilton Oliveira Nascimento, a serem reclusos por três anos em regime semiaberto. Todos igualmente condenados a pagar multa e ressarcir o montante acumulado por via das atividades ilegais. Os três réus foram também condenados a perda do emprego público.

    Para o procurador da República Sérgio Luiz Pinel, responsável pela operação,

    "A sentença proferida pelo juízo da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro foi muito bem fundamentada e atesta a existência de um esquema criminoso na gerência de saúde dos Correios do Rio de Janeiro desarticulado com a deflagração da Operação Titanium".

    Operação Titanium

    - Desarticulado pela Operação Titanium, realizada pelo MPF e pela Polícia Federal, o esquema criminoso operou entre agosto de 2011 e abril de 2013. Os acusados atuavam apresentando notas fiscais falsas produzidas por hospitais, alterando informações nos sistemas de controle interno dos Correios, realizando pagamentos superfaturados e de serviços que nem chegaram a ser prestados, como no caso da internação de Thaísa Luzia da Silva Guedes, no Hospital Rio Laranjeiras Ltda. Por conta do esquema, funcionários dos Correios aguardavam por operações, já tidas como realizadas e pagas a hospitais.

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República no Rio de Janeiro
    Tel.: (21) 3971-9488/9460
    Twitter: @mpf_prrj




    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações470
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rj-justica-federal-condena-ex-funcionarios-dos-correios-por-fraude-no-plano-de-saude-da-empresa/425836400

    Informações relacionadas

    Agência Brasil
    Notíciashá 7 anos

    Justiça Federal condena funcionários dos Correios por fraude em plano de saúde

    Notíciashá 12 anos

    Chefes de hospitais foram multados pelo TCU

    Petição Inicial - TJRJ - Ação de Cobrança - Procedimento Comum Cível - de Edus Distribuidora de Medicamentos e Materiais Cirurgicos EIRELI contra Casa de Portugal, Hospital Casa Prontocor Administracao e Gestao Hospitalar e Hospital Rio Laranjeiras

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX60000968001 MG

    Petição Intermediária - TJSP - Ação Flora - contra Prefeitura Municipal de São Sebastião

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)