Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RJ processa 34 fraudadores da Caixa

    há 15 anos

    O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) processou duas servidoras da Caixa Econômica Federal, e outras 32 pessoas por fraudes cometidas contra a estatal. Eles são réus numa ação civil por ato de improbidade administrativa motivada por saques em contas de terceiros, aberturas de contas com documentação falsa e levantamentos indevidos de FGTS, entre outras irregularidades. A ação (nº 20095101002320-4) foi movida pelo procurador da República Edson Abdon Filho.

    Na ação, o procurador detalha as irregularidades cometidas em 26 contas movimentadas com documentação adulterada e informações falsas. A ação narra ainda liberações indevidas de saldos das contas de FGTS realizadas pelas gerentes e concessões de créditos irregulares em pelo menos 14 casos. Os outros 32 reús do processo eram favorecidos pelas fraudes com a ajuda das duas empregadas públicas.

    A fraude foi descoberta a partir da reclamação de uma cliente que constatou saques não autorizados em sua conta, o que levou a instauração de sindicância pela Caixa.

    "Os réus abriram contas fantasmas e contas com documentos falsos, concederam créditos a contas fraudulentas, transferiram saldos de contas inativas ou sem identificação e fizeram levantamento irregular de FGTS, entre outras irregularidades. É evidente que eles praticaram esses atos para lhes prover enriquecimento ilícito em detrimento do patrimônio público", afirma o procurador da República Edson Abdon Filho.

    O rombo nos cofres públicos é da ordem de mais de 680 mil reais, e só não foi maior em face de bloqueios judiciais requeridos pela própria Caixa Econômica Federal e deferidos pela Justiça Federal. Além desta ação existe um inquérito policial instaurado contra os envolvidos, objetivando apurar a participação criminosa da quadrilha nas fraudes cometidas contra a Caixa.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Rio de Janeiro

    Telefones: (21) 2107-9488/ 9460

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações218
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rj-processa-34-fraudadores-da-caixa/639927

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)