Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RJ quer coibir venda de animais silvestres em São Gonçalo (RJ)

    há 14 anos

    O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) enviou recomendação para a prefeitura de São Gonçalo (RJ) combater e fiscalizar a venda de animais silvestres nas feiras locais. Para o MPF, a prefeitura deve vistoriar regularmente as feiras de Neves e Alcântara, apreendendo os animais silvestres à venda ou contatando os órgãos de proteção ambiental, bem como interditando as bancas em caso de flagrante. Apesar de consciente do comércio ilegal de espécies raras e até em extinção nessas feiras, a prefeitura não tem zelado pela natureza, inclusive os animais de unidades de conservação ambiental.

    No documento, o procurador da República Lauro Coelho Júnior recomenda também que o município envie um relatório ao MPF listando as apreensões com data e nome do infrator. A prefeitura de São Gonçalo tem 20 dias para informar o que fez ou fará para acatar a recomendação e, desse modo, evitar responder pela negligência na Justiça. Segundo a própria legislação municipal, cabe à prefeitura proteger, preservar a fauna e a flora, em especial as espécies ameaçadas de extinção, as vulneráveis e raras, assegurando sua preservação e reprodução, vedadas as práticas que submetem os animais a crueldade (art. 197 da Lei Orgânica).

    Apesar da legislação vigente, a prefeitura não tomou medidas suficientes para coibir a venda de espécies. A prefeitura informou que apenas fiscaliza as feiras aos domingos, mas visando o controle urbano. Os chamados "fiscais de postura" não têm autoridade para fazer a fiscalização ambiental. Assim, o MPF pede uma atuação mais presente do município, que somente requisita a repressão à Polícia Militar Florestal. Nas eventuais fiscalizações desses policiais, são apreendidos animais como pássaros, micos e tartarugas, sem contudo erradicar a prática ilegal.

    A recomendação é um desdobramento da atuação do MPF em São João de Meriti, cujas investigações culminaram na Operação Oxóssi, em março de 2009.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Rio de Janeiro

    Tels: (21) 3971-9460/9488

    http://twitter.com/MPF_PRRJ

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rj-quer-coibir-venda-de-animais-silvestres-em-sao-goncalo-rj/2301094

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)