Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RN quer evitar prejuízo ao usuário de telefonia celular que perder o aparelho

    há 8 anos

    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que regulamente a revisão de contrato com as operadoras de celular, caso o usuário perca o aparelho, adquirido através de "plano fidelidade", antes do prazo de carência. O objetivo é evitar que o consumidor assuma todo o prejuízo decorrente de um evento inesperado e imprevisível: a perda do telefone, especialmente por motivo de furto ou roubo.

    De acordo com a recomendação, a Anatel deve editar norma de defesa do consumidor, prevendo duas alternativas possíveis para a prestadora de serviços de telefonia móvel: dar (em comodato) um novo aparelho ao cliente durante o restante do período de carência ou aceitar o fim do contrato, reduzindo a multa rescisória pela metade.

    Para o procurador da República José Soares, que assina a recomendação, "um evento inesperado e imprevisível para o qual nenhuma das partes contratantes contribuiu, tal como o furto ou roubo do aparelho, traz uma nova realidade para o contrato, exigindo, assim, o re-equilíbrio dos direitos e obrigações entre as partes".

    O procurador ressalta que a norma deve estabelecer também o seguinte: caso a empresa de telefonia celular opte por fornecer um novo aparelho ao cliente, este não poderá se recusar a dar continuidade ao contrato. Do contrário, o referido cliente estará sujeito ao pagamento integral da multa.

    Dessa forma, o MPF/RN requisita que a Anatel adote as providências necessárias para o cumprimento das determinações e informe as medidas adotadas, no prazo de 60 dias corridos a contar do recebimento da recomendação.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no RN

    Fones: (84) 3232-3960/ 9138-8678

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações146
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rn-quer-evitar-prejuizo-ao-usuario-de-telefonia-celular-que-perder-o-aparelho/380793197

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)