Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RR investiga infrações ambientais em unidades de conservação do estado

    há 10 anos

    Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o Ministério Público Federal tem intensificado as ações de combate a crimes ambientais em unidades de conservação por todo o país. Aqui em Roraima, o MPF/RR, por meio do Ofício da Defesa do Meio Ambiente, instaurou inquérito civil público para apurar a existência de exploração de turismo irregular no interior do Parque Nacional do Monte Roraima, no município de Uiramutã (RR).

    A ação foi motivada após o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ter constatado o crescimento do fluxo de turistas no interior da unidade de conservação, sem autorização especial de acesso emitida pelo referido órgão ambiental, representando riscos ao ecossistema do parque.

    No procedimento, o MPF/RR destaca a necessidade de promover ações educativas às empresas de turismo e aos próprios turistas quanto as autorizações de acesso ao Monte Roraima, em face da vulnerabilidade da região, visando a minimização de impactos sobre os recursos naturais. O procedimento apura ainda a provável ineficiência na fiscalização ambiental em controlar o ingresso não autorizado de pessoas na referida unidade de conservação.

    Criado pelo decreto nº 97.887, de 28 de junho de 1989, o Parque Nacional do Monte Roraima limita-se ao norte com a República Cooperativa da Guiana e ao noroeste com a República Bolivariana da Venezuela. A preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica é um dos objetivos do parque.

    Outros danos- O MPF/RR também está investigando casos de grilagem de terras e danos ambientais na Estação Ecológica de Maracá, situada nos municípios de Alto Alegre e Amajarí. Conforme denúncias relatadas ao órgão ministerial, a grilagem de terra estaria ocorrendo em áreas próximas e dentro da unidade de conservação. Além disso, existiriam homens trabalhando no local 'cortando terras'.

    Diante da denúncia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão a quem compete a fiscalização e manutenção da estação ecológica, foram oficiados a prestarem informações sobre a ocorrência dos possíveis desmatamentos e invasões ocorridas nesta unidade de conservação.

    O MPF/RR instaurou ainda inquérito civil para apurar e avaliar a dimensão do dano ambiental causado pela atividade de uma empresa de turismo que estaria transportando turistas canadenses para o interior da Estação Ecológica de Niquiá, em Caracaraí, com o fim de praticarem a pesca esportiva.

    A atividade encontra-se em permanente estado de conflito com as legislações ambientais, visto que um dos objetivos da unidade de conservação é a preservação dos recursos hídricos ali existentes. No bojo do inquérito policial aberto para investigar o caso, há referência a reiteradas infrações ambientais praticadas pela empresa, resultando em dezenas de autos de infração. O MPF/RR busca a melhor forma de fazer cessar a prática da infração ambiental na estação ecológica.

    Atuação nacional - No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesse dia 5 de junho, o Ministério Público Federal lançou uma estratégia de atuação nacional em defesa das unidades de conservação (UCs). O objetivo é que procuradores em todo o país atuem coordenadamente para a implementação efetiva das UCs federais, responsabilidade da União, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e, principalmente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Roraima

    prrr-ascom@mpf.mp.br

    (95) 3198-2045/ 2034

    • Publicações594
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rr-investiga-infracoes-ambientais-em-unidades-de-conservacao-do-estado/122789562

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 9 anos

    MPF/RR debate propostas de criação e ampliação de unidades de conservação no estado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)