Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS convoca reunião no INSS de Canoas

    Questões relativas ao preenchimento de documentos como a CAT e o PPP serão debatidas em reunião programada para o dia 14 de maio

    há 12 anos
    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) convocou uma reunião a ser realizada no dia 14 de maio, na sede do INSS em Canoas, para tratar de questões relativas ao preenchimento de documentos como a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

    O procurador da República Pedro Antônio Roso quer buscar um consenso para que ex-trabalhadores de empresas falidas vinculados ao Sindicato dos Eletricistas de Porto Alegre e Região Metropolitana e também a centrais sindicais (Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores) possam ter direito a seus benefícios previdenciários.

    O Ministério Público do Trabalho, a Delegacia Regional do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho serão convocados a participar da reunião, marcada para às 15h, bem como o Sindicato Patronal.

    O INSS relatou ao MPF - durante reunião ocorrida na Procuradoria da República em Canoas para debater o assunto - que havia possíveis irregularidades no preenchimento das CATs e PPPs referentes aos trabalhadores que buscavam seus direitos. Centrais sindicais e representantes do próprio Sindicato dos Eletricistas de Porto Alegre e Região Metropolitana alertaram que as empresas do setor criam dificuldades em fornecer o PPP – formulário que deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades expondo seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição).

    Demora nas perícias – Outro tema debatido entre o MPF, trabalhadores sindicalizados e o INSS de Canoas foi a qualidade do atendimento realizado ao segurado e quanto ao tempo da perícia inicial. O INSS informou que enfrenta dificuldades para realizar as solicitações em tempo hábil em função da baixa disponibilidade de peritos em todo o Rio Grande do Sul.

    Foi informado também ao procurador da República que, apesar da demora média de 70 dias para realizar o agendamento inicial de perícias em Canoas, que seus servidores estão trabalhando no sentido de antecipar o atendimento dos segurados. Salientou-se ainda que, no caso das remarcações de perícias, está valendo uma decisão nacional que ordena que o INSS mantenha o benefício sendo pago até nova perícia seja feita.


    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
    Assessoria de Comunicação
    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369
    E-mail: ascom@prrs.mpf.gov.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-convoca-reuniao-no-inss-de-canoas/152495956

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)