Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS: Justiça determina retorno de atendimento oncológico pelo SUS em Taquara

    Atendimentos estavam paralisados mesmo havendo um contrato entre o Estado do RS e o hospital para serem realizados

    há 9 anos
    A Justiça Federal em Novo Hamburgo (RS) determinou que o Estado do Rio Grande do Sul volte a custear o tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde no serviço de oncologia do Hospital Bom Jesus, de Taquara, município da região Metropolitana de Porto Alegre. O estado também deverá adotar as medidas administrativas pra cadastrar o hospital como Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) junto ao Ministério da Saúde até o dia 15/12. A decisão liminar atende a pedido do Ministério Público Federal em Novo Hamburgo (RS).

    A Justiça ainda determinou que a União examine e decida sobre o processo administrativo de cadastramento do hostipal como Unacom até 31/1/2016. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária no valor de R$ 1 mil para o Estado e R$ 100,00 para a Secretaria Estadual de Saúde.

    A ação civil pública do MPF pretende garantir o atendimento hospitalar a pacientes com câncer residentes na região do Vale do Paranhana, mediante o atendimento de oncologia clínica, consultas, exames, cirurgias oncológicas e quimioterapia no Hospital Bom Jesus, localizado no município de Taquara. A ação ainda busca a habilitação do hospital como Unacon junto ao Ministério da Saúde.

    O atendimento estava suspenso desde maio deste ano, mesmo havendo um contrato entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Hospital Bom Jesus para que a instituição oferecesse à população da região o serviço de oncologia através do SUS. O Estado deixou de encaminhar pacientes com câncer do SUS ao hospital de Taquara, e as pessoas passaram a aguardar em fila de espera o atendimento em Porto Alegre.

    Na ação civil pública, a procuradora da República Andréia Rigoni Agostini aponta a ilegalidade da suspensão do encaminhamento do paciente do SUS com câncer do Vale do Paranhana ao Hospital Bom Jesus. Destaca, ainda, a violação à disposição da Lei 12.732/12, que garante ao paciente com câncer o direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico.

    Da liminar cabe recurso. O andamento da ação civil pública pode ser acompanhado através da Justiça Federal no Rio Grande do Sul através do protocolo 5018281-58.2015.404.7108.


    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 8423 9146
    Site: http://www.prrs.mpf.mp.br
    E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-justica-determina-retorno-de-atendimento-oncologico-pelo-sus-em-taquara/261407513

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)