Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS requer criação e manutenção do Centro de Referência e Acolhida aos Imigrantes e Refugiados

    Ação civil pública é contra União, estado do Rio Grande do Sul e município de Porto Alegre

    há 7 anos

    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) ajuizou ação civil pública, nessa segunda-feira (21), com pedido liminar, para criação e manutenção do Centro de Referência e Acolhida aos Imigrantes e Refugiados (CRAI/POA), conforme previsto no Convênio SICONV Nº 824508/2015, assinado pelo município de Porto Alegre e pelo estado do Rio Grande do Sul junto ao Ministério da Justiça.

    Segundo o autor da ação, o procurador regional dos direitos do cidadão, Fabiano de Moraes, passado mais um ano da assinatura do convênio destinado à aquisição de mobiliário, equipamentos, bens de consumo e contratação de pessoa jurídica para o fornecimento emergencial dos recursos humanos necessários à implantação do CRAI POA, o estado do Rio Grande do Sul ainda não cedeu o espaço para a instalação do equipamento público e o município se vale dessa omissão para não implantar o Centro de Referência e Acolhida aos Imigrantes e Refugiados.

    Sobre a necessidade de concessão de liminar pela Justiça Federal no caso, destaca o MPF que “o risco de ineficácia do provimento final existe porque se o Estado do Rio Grande do Sul não agir com urgência, e cumprir com suas obrigações, a verba destinada ao projeto poderá ser retirada”. O procurador da República acrescenta que, tendo em vista a falta de medidas do estado e do município para viabilizar o CRAI, coloca-se em risco o cumprimento das obrigações pactuadas no convênio firmado com a União, “o que acarreta em grave dano aos estrangeiros imigrantes e refugiados que, como lhes é de direito, procuram por ajuda social humanitária através do poder público deste país”.

    ACP nº 5043445-78.2017.4.04.7100

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS)
    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369
    E-mail: prrs-ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS
    Veja esta e mais notícias da atuação do MPF/RS em http://www.mpf.mp.br/rs

    • Publicações37267
    • Seguidores709
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações231
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-requer-criacao-e-manutencao-do-centro-de-referencia-e-acolhida-aos-imigrantes-e-refugiados/490709056

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)