Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SC debate medidas em benefício de portadores de esclerose múltipla

    Objetivo é melhorar o atendimento aos portadores da doença

    há 9 anos

    Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) debateu com representantes da Associação de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla da Grande Florianópolis (Aflorem) formas de agilizar o atendimento dos portadores da doença no Estado de Santa Catarina. Entre as medidas, a aquisição de novos medicamentos e a necessidade da criação de um centro de atendimento de urgência (pacientes em surto).

    Participaram da reunião o procurador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra e os representantes da associação Edevalvo Silva Raupp e Jean Oliveira dos Passos e o médico neurologista Luciano Nogueira.

    Na oportunidade, os representantes da associação relataram a resistência por parte do SUS de distribuir novos medicamentos de melhor eficácia, menos efeitos colaterais e, muitos deles, com menor custo. Além disso, segundo a Aflorem, é necessária a urgente criação de um local específico e de referência para atendimentos de pacientes em surto, uma vez que necessitam de apoio de equipe médica especializada.

    Dia de Conscientização - A Lei Federal n. 11.303/2006 instituiu o dia 30 de agosto como o "Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla". No mesmo dia, em Santa Catarina, passou a integrar o calendário oficial do Estado o "Dia Estadual da Esclerose Múltipla", instituído pela Lei Estadual n. 16.494/2014, com o objetivo conscientizar a população catarinense, por meio de procedimentos informativos e educativos, sobre os males provocados pela Esclerose Múltipla e as formas de tratá-la. Na semana de 24 a 30 de agosto a Aflorem promoverá várias ações e eventos relativos à data.

    • Publicações37267
    • Seguidores710
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-sc-debate-medidas-em-beneficio-de-portadores-de-esclerose-multipla/216274738

    Informações relacionadas

    Vinicius Dino de Sousa, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Corretores de imóveis não precisam de inscrição no CNAI para realizarem avaliação imobiliária

    Direito Acessivel, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Direito das Pessoas com Esclerose Múltipla - com Libras

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)