Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SE processa condomínio por despejar esgoto em mangue

    há 14 anos

    O condomínio Praias do Ceará, localizado no conjunto Augusto Franco em Aracaju, está sendo processado pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) por despejar seu esgoto in natura no mangue. A ação pede que o condomínio realize a recuperação da área atingida e faça o tratamento de seu esgoto, deixando de lançá-lo no manguezal.

    Liminarmente, a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, que assina a ação, pede ainda que os responsáveis pelo condomínio sejam obrigados a comprovar que requereram à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) a regularização de seu sistema de despejo sanitário. O MPF vinha tentando, há quatro anos, realizar um acordo extrajudicial com os responsáveis pelo condomínio, a fim de cessar o dano ambiental e reparar a área. Como não foi possível, a procuradora Lívia Tinôco ingressou com a ação.

    Dano Ao iniciar um procedimento para investigar a ocupação irregular em área de preservação permanente no conjunto Augusto Franco, o MPF foi informado de que o Praias do Ceará lançava seu esgoto fora da rede coletora da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A ex-síndica do local chegou a informar ao MPF que uma reforma na rede de drenagem e esgotamento sanitário teria resolvido o problema.

    Posteriormente, verificou-se, porém, que apesar de a tubulação das águas servidas terem sido desviadas, continuavam a ser destinadas ao manguezal. Respondendo a um questionamento do MPF, a Adema informou que a licença de operação do Praias do Ceará está vencida há pelo menos 10 anos. A procuradora lembra que os responsáveis já foram chamados à Adema para regularizarem a situação, mas até o momento têm se negado a tal.

    Na ação, Lívia Tinôco destaca ainda que o manguezal presente no conjunto Augusto Franco é um dos maiores em área urbana de Aracaju. Os manguezais são ecossistemas importantes para toda a vida marinha, sendo, por isso, considerados pela legislação brasileira área de preservação permanente.

    Gabriela Amorim

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em Sergipe

    (79) 3301-3874 / 3301-3837 / 9931-6732

    ascom@prse.mpf.gov.br

    Twitter: @mpf_se

    • Publicações784
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-processa-condominio-por-despejar-esgoto-em-mangue/2239576

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)