Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SE realiza I Seminário de Direito Ambiental

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF) realizou nos dias 04 e 05 de junho o I Seminário de Direito Ambiental. O evento, que teve como tema A importância da preservação dos manguezais, foi realizado com apoio da Sociedade Semear e da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.

    Durante a abertura, o procurador-chefe do MPF/SE, Silvio Amorim Junior, destacou a importância de eventos como esse, que prestam contas à sociedade da atuação do MPF e onde são compartilhados conhecimentos técnicos relevantes.

    A primeira palestra da terça-feira foi proferida pelo secretário Estadual do Meio Ambiente e Diretor-Presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes. Ele apresentou as ações da Adema para quantificar e localizar os manguezais sergipanos, possibilitando a criação de mapas temáticos e o monitoramento constante das áreas onde há perdas ou ganhos de manguezal.

    Em seguida, o procurador da República Rômulo Almeida, apresentou dados sobre a atuação do MPF na fiscalização de áreas de manguezal em Sergipe. Os participantes puderam conhecer melhor o trabalho da instituição e entender os casos em que o MPF atua. Apesar da grande demanda que recebemos sobre a degradação do manguezal, temos obtido resultados satisfatórios até o momento. Nosso grande desafio agora é conciliar com o menor impacto possível os direitos do meio ambiente e os direitos da população, explicou o procurador.

    Na quarta-feira, o biólogo da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Carlos Correa, palestrou sobre a importância e as principais deficiências encontradas nos Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e nos Relatórios de Impactos Ambientais (Rima). Já o procurador da República no Rio Grande do Norte, Fábio Nesi Venzon, tratou dos pontos positivos e negativos do Novo Código Florestal e das ações de proteção ao manguezal, principalmente nas ações referentes à degradação ambiental provocada pela carcinicultura no Rio Grande do Norte.

    O evento contou ainda com a participação nos debates da procuradora Regional da República, Gicelma Santos Nascimento e da Procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, ambas integrantes do Ofício da Tutela Coletiva, além da Promotora de Justiça Adriana Ribeiro Oliveira, do Secretário de Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, e do Superintendente do Ibama em Sergipe, Manoel Resende.

    Mesa de debate sobre os impactos do novo código florestal na preservação de manguezais

    Veja mais fotos do evento aqui .

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Sergipe

    (79) 3301-3874 / 3301-3837

    ascom@prse.mpf.gov.br

    Twitter: @MPF_SE

    Leia mais:

    05/06/2013 - MPF/SE realiza I Seminário de Direito Ambiental

    04/06/2013 - 31% dos processos ambientais do MPF/SE são sobre manguezais

    • Publicações784
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-realiza-i-seminario-de-direito-ambiental/100583648

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)