Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF se reúne com MP/SP para discutir sobre núcleos institucionais de combate à poluição hídrica

    GT-Águas da Câmara do Meio Ambiente planeja atuação integrada com Ministérios Públicos dos Estados para assegurar saneamento básico

    há 12 anos

    O Grupo de Trabalho (GT) Águas da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (4ª CCR), dedicada à temática do meio ambiente e patrimônio cultural, reuniu-se com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) nesta quarta-feira, 28 de novembro, na Procuradoria Geral da República, em Brasília. O debate girou em torno do novo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público paulista, com atuação regional na bacia hidrográfica Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), em São Paulo, e contou com a participação do coordenador da 4ª CCR, o subprocurador-geral da República Mario Gisi.

    Segundo a coordenadora do GT, a procuradora regional da República Sandra Kishi, o encontro visou trocar experiências, integrar atuações, trabalhar conjuntamente de forma mais profícua nos resultados em matéria de saneamento básico e recursos hídricos. De acordo com a coordenadora, os dois temas condizem com as prioridades definidas no 19º Encontro Nacional da 4ª CCR sobre Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, realizado em Aracaju (SE), no período de 17 a 19 de outubro.

    Kishi convidou o promotor de Justiça paulista Ivan Carneiro para narrar a experiência bem sucedida do MP/SP no Gaema. O Gaema tem uma atuação regionalizada por bacia hidrográfica, a fim de identificar os pontos frágeis que precisam ser trabalhados de forma global e mediante indicadores socioambientais aplicáveis para macrorregiões, como em grandes empreendimentos imobiliários e na ampliação do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

    O encontro foi bastante produtivo e estamos à disposição para trabalharmos de forma integrada e somarmos esforços para buscar essa gestão dos recursos hídricos por bacias, declarou Carneiro. Para o promotor de Justiça, o trabalho em parceria vai possibilitar uma otimização de recursos materiais e humanos, o que é positivo para as duas instituições e para o interesse público.

    Na avaliação de Kishi, a reunião demonstrou a necessidade de atuação conjugada nas questões de licenciamento ambiental, de acompanhamento dos financiamentos de programas de revitalização das águas e devida aplicação dos recursos públicos federais para as obras de saneamento básico.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-reune-com-mp-sp-para-discutir-sobre-nucleos-institucionais-de-combate-a-poluicao-hidrica/100215763

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)