Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SP denuncia organização criminosa que clonava cartões de crédito e débito

    Grupo recebia informações de funcionários de instituições bancárias e coletava senhas por meio de “chupa-cabras”

    há 9 anos
    O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) denunciou uma organização criminosa que clonava cartões de débito e crédito de diversas instituições financeiras, entre elas a Caixa Econômica Federal. Estima-se que o grupo foi responsável por prejuízos de pelo menos R$ 430 mil a bancos e centenas de clientes a partir do uso ilícito de 1277 cartões magnéticos desde o segundo semestre de 2013. Das 21 pessoas denunciadas por associação criminosa, várias responderão também por crimes como furto qualificado, peculato, receptação e porte ilegal de arma de fogo. Grande parte dos delitos foi cometida na capital paulista, cidade onde reside a maioria dos envolvidos.

    Os criminosos estavam divididos em três núcleos, que seguiam os mesmos procedimentos para a prática das fraudes. Os grupos confeccionavam os cartões mediante informações repassadas por pessoas infiltradas nas instituições bancárias. Dois dos denunciados eram funcionários terceirizados da Caixa, mas suspeita-se que a organização tenha cooptado também empregados de outros bancos e até mesmo dos Correios para fornecer os dados e desviar correspondências bancárias. Outro método para a obtenção de senhas e trilhas magnéticas era o uso de equipamentos conhecidos como “chupa-cabras”, instalados em máquinas de pagamento e terminais de autoatendimento.

    As informações eram vendidas ilicitamente ou usadas diretamente na clonagem. Com os cartões em mãos, os integrantes da organização realizavam saques, compras, transferências para contas beneficiárias e pagamentos de boletos de terceiros. Muitas das transações eram feitas em estabelecimentos onde trabalhavam funcionários coniventes com o esquema. Para conseguir o maior proveito possível, os criminosos realizavam vários saques em pequenas quantias e em tempo curto, o que evitava o estouro do limite, dificultava aos correntistas a rápida detecção das fraudes e permitia a retirada de grandes somas até que o bloqueio fosse solicitado.

    A organização seguia clara divisão de tarefas. Parte dos integrantes era incumbida da receptação de cartões e máquinas para a clonagem, enquanto outra se dedicava à instalação de chupa-cabras e ao manejo de programas de computador e outras tecnologias para a captação das informações. Havia ainda os responsáveis por transações, abertura de contas camufladas e cooptação de funcionários que pudessem colaborar com a obtenção dos dados. Em operações de busca e apreensão nas casas de alguns dos denunciados, os investigadores encontraram grande quantidade de cartões, dispositivos bancários, celulares e equipamentos usados nas irregularidades.

    A autora das denúncias é a procuradora da República Cristiane Bacha Canzian Casagrande. Os números dos autos são 0010445-51.2014.4.03.6181 e 0010488-85.2014.4.03.6181.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
    11-3269-5068/ 5368/ 5170
    prsp-ascom@mpf.mp.br
    twitter.com/mpf_sp
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-sp-denuncia-organizacao-criminosa-que-clonava-cartoes-de-credito-e-debito/205942515

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)