Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AM instaura inquérito para verificar maior transparência nos gastos com saúde

    Apuração verificará o cumprimento de leis e decretos referentes a correta utilização e prestação de contas de recursos federais destinados à saúde por prefeituras do Amazonas

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) instaurou inquérito civil público para verificar a adequação de municípios do Amazonas às leis e normas relacionados a transparência e controle sobre recursos públicos federais destinados à área da saúde. Chamada tecnicamente de segregação contábil, a transparência da gestão fiscal dos gastos com saúde será analisada de acordo com a origem dos recursos em 44 municípios do Estado, localizados na área de atribuição da Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM).

    A partir da instauração do inquérito, o MPF/AM determinou o envio de ofícios aos municípios para que comprovem a adequação de seus sistemas de contabilidade aos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 131/09 e pelo Decreto Federal 7.185/10, que criaram uma série de procedimentos e medidas para assegurar maior transparência na aplicação dos recursos públicos.

    O MPF também quer saber se os municípios possibilitam amplo acesso público, em meio eletrônico, às principais informações referentes à aplicação de verbas federais área de saúde, como valores de empenho, licitações e beneficiários dos pagamentos realizados, ainda no decorrer da execução do convênio. Os municípios têm 30 dias para responder os pedidos de informação.

    Em matéria de saúde, a segregação contábil das despesas é fundamental para que se possa não apenas apurar a origem dos recursos despendidos nas ações governamentais, como também para se aferir com exatidão o cumprimento das normas constitucionais que determinam os valores mínimos e máximos a serem aplicados em ações de saúde, ressalta o procurador da República Alexandre Jabur na portaria de instauração do inquérito.

    A atuação da Procuradoria da República no Amazonas abrange os municípios de Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Careiro da Várzea, Careiro, Codajás, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Amazonas

    (92) 2129-4743 / 4661

    ascom@pram.mpf.gov.br

    twitter.com/MPF_AM

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpfam-instaura-inquerito-para-verificar-maior-transparencia-nos-gastos-com-saude/112030196

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 9 anos

    Ação do MPF/AM quer obrigar Banco do Brasil e Bradesco a fornecerem dados sobre contas bancárias públicas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 10 anos

    MPF/AM quer providências em relação a ocupações irregulares em assentamento

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 6 anos

    MPF denuncia envolvidos na operação Maus Caminhos por lavagem de dinheiro no AM

    Procuradoria Geral da República
    Notíciashá 9 anos

    MPF/AM questiona Governo do Estado sobre gestão de aeroportos do interior

    Agência Brasil
    Notíciashá 7 anos

    MPF-AM denuncia desvio de R$ 50 milhões de recursos destinados à saúde

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)