Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES recomenda demolição de poço artesiano clandestino na praia de Guriri

    A medida faz parte de uma atuação maior em prol da ordenação das construções em terrenos de marinha, na orla do Norte do Estado do Espírito Santo

    há 11 anos

    O Ministério Público Federal em São Mateus (MPF/ES) recomendou à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) que determine a imediata demolição de uma obra clandestina de um posto artesiano, localizado próximo à igrejinha no centro do balneário de Guriri. O prazo estipulado para o cumprimento da recomendacao é de 60 dias, a contar a partir do recebimento do documento. O MPF entende que, se for necessário, a SPU pode lançar mão da demolição sumária do poço artesiano.

    Recentemente, foi instaurado um inquérito civil público para apurar a obra clandestina do poço artesiano, com instalação de bomba com ligação à rede elétrica também clandestina. Ainda está sendo apurada a eventual degradação ambiental em área de restinga de preservação permanente pertencente à União, já que o poço localiza-se em terreno de marinha, próximo a uma arena esportiva.

    A recomendação foi assinada pelo procurador da República em São Mateus Leandro Mitidieri no dia 8 de novembro. A intenção é justamente alertar a SPU sobre o que vem ocorrendo e evitar o eventual ajuizamento de ações cabíveis, uma vez que a SPU é a responsável por fiscalizar e zelar para que sejam mantidos o uso e a integridade física dos terrenos de marinha, imóveis pertencentes à União.

    O MPF/ES entende que o poço artesiano em questão é clandestino uma vez que para construção em terreno de marinha é indispensável a prévia autorização e, segundo consta no inquérito, a SPU não autorizou a perfuração do local.

    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpfes-recomenda-demolicao-de-poco-artesiano-clandestino-na-praia-de-guriri/112099263

    Informações relacionadas

    Matheus Barcelos Martins, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Entenda os "terrenos de marinha"

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)