Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPGO - Promotor quer a implantação de piso aos professores de Goianápolis

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    O Ministério Público propôs ação civil pública contra o prefeito de Goianápolis, Jeová Leite Cardoso, para que seja realizada a implantação imediata do piso salarial aos professores do magistério municipal.

    Segundo o promotor de Justiça Eliseu Antônio da Silva Belo, a Lei Federal nº 11.738/08, que estabelece o piso salarial nacional aos professores, foi sancionada e promulgada no ano de 2008, está em vigor desde janeiro de 2009. Ela determina o valor a ser pago de R$950, e a jornada de trabalho dos profissionais da educação, observando o limite máximo de 2/3 da carga horária para o desempenho das atividades, mas, infelizmente, ainda não é uma realidade comum a todos os Estados e municípios, observa Eliseu Belo.

    O Estado de Goiás aprovou, em maio de 2009, a Lei Estadual 16.544/2009, concedendo aumento parcelado aos referidos profissionais. O promotor afirma que esta lei não tem o caráter de norma suplementar, sendo inconstitucional. Por isso, requer a declaração de ilegalidade da Lei 16.544/2009 em face da lei federal que estabelece o piso salarial. E pede que o município de Goianápolis seja condenado a implantar na folha de pagamento o piso salário a todos os professores municipais, levando em consideração a diferença entre o que receberam e o que deveriam ter recebido os professores caso tivesse sido obedecido pelo prefeito o piso salarial. Para garantir o cumprimento da decisão, foi requirida a fixação de multa de R$ 1 mil a cada servidor que deixar de receber o valor devido. O promotor requer ainda que seja incluída na previsão do orçamento do município o valor do piso para os próximos anos.

    Fonte: Ministério Público de Goiás

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpgo-promotor-quer-a-implantacao-de-piso-aos-professores-de-goianapolis/100066824

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)