Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPMA ingressa com Ação Civil Pública contra a Cemar

    A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Estreito entrou com uma Ação Civil Pública contra a Cemar. O objetivo do Ministério Público é garantir a suspensão imediata da cobrança do PIS (Programa de Integracao Social), Pasep (Programa de Formacao do Patrimonio do Servidor Público) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) nas faturas dos consumidores dos municípios que formam a Comarca – Estreito e São Pedro dos Crentes.

    De acordo com o promotor de Justiça Luís Samarone Batalha Carvalho, essas contribuições financeiras são de obrigação da concessionária de energia elétrica e estão sendo repassadas irregularmente aos consumidores. A cobrança vem, inclusive, discriminada nas faturas recebidas pelos consumidores.

    “As contribuições PIS, Pasep e Cofins são devidas pelas empresas com base em seu faturamento, não podendo ser cobradas nem repassadas aos consumidores”, explicou o promotor de Justiça.

    Na ação, o Ministério Público requer que a Cemar suspenda a cobrança dos impostos em um prazo máximo de 30 dias, estando sujeita a multa diária de R$ 4 mil em caso de descumprimento da medida. O MP também pede a condenação da empresa a devolver em dobro todos os valores cobrados irregularmente nos últimos cinco anos, bem como os que forem cobrados durante o andamento do processo com juros e correção monetária e ao pagamento de indenização por danos morais coletivos em valor a ser determinado pela Justiça.

    • Publicações4689
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpma-ingressa-com-acao-civil-publica-contra-a-cemar/2340300

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)