Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPMS entra com ação civil contra servidor e advogado por atos de improbidade administrativa

    O Ministério Público de Mato Grosso do Sul por meio dos Promotores de Justiça, Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e Ricardo Rotunno entraram com ação civil pública por atos de improbidade administrativa contra o servidor público J.E.M e o advogado A.A.W que viabilizavam indenização do seguro DPVAT.

    De acordo com a representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao longo das investigações foi constatado que o servidor público municipal que trabalhava como Técnico de Imobilização Ortopédica do Hospital Regional de Amambai, previamente associado ao advogado, captava clientes em potencial dentro do próprio órgão público. O servidor durante o atendimento de imobilização as pacientes vítimas de acidente de trânsito, ou em caso de retorno ao hospital, abordava de forma explícita e se dizia agente conhecedor dos percursos burocráticos necessários para viabilizar as ações judiciais voltadas à obtenção de indenização de pagamento do seguro DPVAT, inclusive e sempre, com a indicação do mesmo advogado a patrocinar a causa.

    Ainda de acordo com os autos os pacientes não foram informados de seu direito de escolha do advogado de sua preferência. Menos ainda foram informados da própria desnecessidade de contratação de advogado para requerimentos do seguro. Nenhum dos clientes relata visita e entrevista no escritório de advocacia. Os clientes não possuíam conhecimento do andamento do processo, simplesmente assinaram os documentos em momento de vulnerabilidade, não atentando para a importância e real significado de sua anuência. As provas coletadas na investigação apontam que o servidor e advogado agiram em pelo menos cinco oportunidades.

    Os Promotores de Justiça pedem que os réus sejam condenados por atos de improbidade administrativa e ao pagamento de custas e demais ônus processuais. As cópias do processo serão remetidas ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MS para as devidas providências.

    • Publicações4654
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1296
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpms-entra-com-acao-civil-contra-servidor-e-advogado-por-atos-de-improbidade-administrativa/3053625

    Informações relacionadas

    Camila Lima, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Captação de Clientes por Indicação

    Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Renúncia - Como o advogado deve renunciar ao processo evitando problemas com o cliente e a OAB.

    Tarciano Recrutador, Estudante de Direito
    Artigoshá 9 meses

    Captação de Clientes jurídicos, o que pode e não pode!

    Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Crime de Advocacia Administrativa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)