Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPPR - Ministério Público aciona prefeito por irregularidades em concurso público

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    O Ministério Público do Paraná em São Miguel do Iguaçu propôs nesta quarta-feira, 29 de agosto, ação civil pública de nulidade de ato administrativo, ressarcimento de danos ao patrimônio público, indisponibilidade de bens e de improbidade administrativa contra o prefeito municipal, uma empresa de serviços de consultoria e auditoria e sua responsável legal, por irregularidades em um concurso público da cidade.

    De acordo com a ação, a Prefeitura Municipal realizou, em janeiro deste ano, concurso público de provas e títulos, através de contrato com o Núcleo de Aperfeiçoamento, Capacitação, Aprendizagem e Desenvolvimento Regional (Empresa Junior Uniguaçu - Projetos e Consultorias), para cargo de servidor efetivo do executivo municipal.

    A Promotoria recebeu, após a realização da prova, diversas notificações de irregularidades na realização do concurso em questão e, por isso, instaurou inquérito civil público para apurar as possíveis ilegalidades. Segundo o MP-PR, ficou constatada irregularidade na licitação que culminou no contrato da NADER, empresa que possui vínculos com o prefeito Armando Luiz Polita, requerido na ação.

    Ficou constatado, também, que os agentes que fiscalizaram a avaliação eram, em sua maioria, funcionários públicos municipais comissionados, que diversas questões das provas foram obtidas pela internet e que alguns concorrentes ao cargo de motorista não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) própria.

    De acordo com o promotor de Justiça Eduardo Labruna Daiha, o concurso, na realidade, foi realizado com o intuito de efetivar os servidores que já possuíam cargos comissionados na administração pública.

    O MP-PR requer a nulidade do processo licitatório realizado pela Prefeitura, além de todos os atos dele decorrentes (contrato, empenhos, ordens de pagamento e os próprios pagamentos); a devolução do dinheiro gasto indevidamente requeridos (o equivalente a R$ 105.250,00); e a condenação do Prefeito Municipal e da responsável pela empresa por ato de improbidade administrativa.

    Fonte: Ministério Público do Paraná

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mppr-ministerio-publico-aciona-prefeito-por-irregularidades-em-concurso-publico/100046563

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJSP - Ação Concurso Público / Edital - Mandado de Segurança Cível

    Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Mandado de Segurança Preventivo - Concurso Público

    Notíciashá 12 anos

    Candidatos denunciam irregularidade em concurso público

    Promotoria de Jupi investiga irregularidades em concurso público

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 15 anos

    Município pode apurar irregularidades em concurso público

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)