Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPRJ - Ministério Público obtém liminar que obriga Prefeitura a solucionar problemas de iluminação pública

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    O Juízo da 2ª Vara Cível de Maricá deferiu uma liminar requerida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obrigando a Prefeitura municipal a repor as lâmpadas queimadas dos postes existentes nos bairros de Vila de Itaipuaçu, Itaocaia, Jardim Atlântico, Lagoa Brava e Cajueiros, no prazo de 30 dias. A liminar foi proposta em Ação Civil Pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Núcleo Niterói. O Município deve também manter o serviço de substituição das lâmpadas queimadas de forma adequada, num prazo de 15 dias contados a partir da data em que for notificado por escrito. A pena para o descumprimento das medidas é de multa diária de R$ 500 por lâmpada defeituosa.

    De acordo com a ação, os moradores dos bairros que integram o 4º Distrito do Município vivem às escuras, apesar de a Prefeitura cobrar mensalmente a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). Segundo o subscritor da ACP, Promotor de Justiça Augusto Vianna Lopes, foram encaminhadas para o MPRJ inúmeras reclamações apontando o descaso da Prefeitura com a manutenção do serviço público, deixando os moradores inseguros e prejudicando a livre movimentação de carros e pedestres.

    Além da cobrança da contribuição ser feita sem a prestação do serviço, os moradores acumulam prejuízos, ao improvisar lâmpadas em seus portões para iluminar a entrada das casas. Alguns moradores também relatam terem comprado lâmpadas para colocar nos postes das vias, sob o risco de eletrocussão e quedas pela falta de conhecimento técnico e estrutura para essa instalação. Segundo o Promotor de Justiça, inúmeras reclamações foram feitas à administração do Município, mas nenhuma providência foi tomada.

    A ação requer ainda que o Município apresente o Plano Municipal de Iluminação Pública com os prazos fixados para a expansão do serviço de iluminação.

    Nº do processo: 0003280-61.2012.8.19.0031

    Fonte: Ministério Público do Rio de Janeiro

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mprj-ministerio-publico-obtem-liminar-que-obriga-prefeitura-a-solucionar-problemas-de-iluminacao-publica/3063013

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)