Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

MPRJ pedirá que inquérito da morte de Matemático seja desarquivado

Decisão foi tomada após exibição no Fantástico de imagens aéreas da ação. Vídeo mostra prédio e casas atingidos pela polícia na ação de 2012.

Publicado por G1 - Globo.com
há 11 anos

O procurador-geral de Justiça Marfan Martins Vieira disse nesta segunda-feira (6) que vai solicitar o desarquivamento do inquérito que apura a morte do traficante Márcio José Sabino Pereira, o "Matemático". A decisão foi tomada após a exibição no Fantástico deste domingo (5) das imagens feitas pela câmera do helicóptero da Polícia Civil, em 11 de maio de 2012, na Favela da Coreia, Zona Oeste do Rio, na operação que terminou com a morte do criminoso.

No vídeo, policiais civis do Rio sobrevoam a à caça de Matemático, um dos maiores traficantes do Rio, com ficha criminal extensa: 26 inquéritos por tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios. A Corregedoria da Polícia Civil e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) apuram a conduta de policiais civis durante a operação.

Imagens das câmeras do helicóptero da Polícia Civil mostram os agentes na aeronave atirando a uma altura entre 20 e 40 metros. Casas e prédios foram atingidos. Especialistas em segurança questionam a operação, que foi classificada pela Chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, como "desproporcional".

As imagens são de 11 de maio de 2012. O corpo do traficante Matemático foi achado na madrugada do dia seguinte, dentro de um carro. No tiroteio, nenhum morador foi ferido.

A pedido do Fantástico, o especialista em segurança digital Wanderson Castilho checou se as imagens do vídeo obtido não sofreram algum tipo de manipulação. De acordo com a análise, a imagem tem "alto nível de autenticidade". "A análise sequencial das imagens, da cronologia, da sintonia entre quem está narrando com a imagem mostrou-se ter um alto nível de autenticidade", disse Wanderson.

Matemático era um dos maiores traficantes do Rio, com ficha criminal extensa: 26 inquéritos por tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídios. Ele comandava o tráfico em quatro favelas da Zona Oeste, uma das áreas mais populosas da cidade. Foragido do sistema penitenciário desde 20...

Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

  • Publicações68462
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações35
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mprj-pedira-que-inquerito-da-morte-de-matematico-seja-desarquivado/100498283

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)