Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPRS - Ministério Público participa de operação contra extração de areia

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    Operação foi realizada nesta terça-feiraO Ministério Público realizou, na última terça-feira, 5, uma operação contra a extração de areia no rio Jacuí. A ação, organizada pela Fiscalização Ambiental Integrada - órgão ligado à Promotoria do Meio Ambiente de Porto Alegre -, ocorreu em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal. Foram vistoriadas 45 jazidas de responsabilidade de sete empreendedores. Uma draga, embarcação responsável pela remoção de areia, foi apreendida na divisa dos municípios de Charqueadas e Triunfo por atuar em desconformidade com a licença de operação.

    Conforme o promotor do Meio Ambiente de Porto Alegre Alexandre Saltz, foi possível constatar a degradação nas margens do rio, especialmente na região do Parque do Delta do Jacuí, que é uma Área de Preservação Permanente. “Nosso principal objetivo foi identificar as condições do rio em decorrência da extração de areia e ver se as empresas responsáveis estão agindo da forma como está prevista nas licenças ambientais concedidas pela Fepam”, informou.

    O Promotor explicou que, em 2005, o MP ajuizou uma ação civil pública que busca a reparação das margens do rio Jacuí, bem como de outros mananciais onde há extração de areia. A partir da vistoria desta terça, novos inquéritos civis deverão ser instaurados. A operação foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas Saltz garante que isso será uma constante: a FAI atuará de forma contínua, em conjunto com os órgãos de fiscalização ambiental, para combater os crimes e a degradação ambiental.

    De acordo com Saltz, foi encontrado durante a vistoria um canal com mais de sete metros de profundidade às margens do rio, o que é um indicativo de extração de areia de forma irregular. O GPS da draga deverá passar pela perícia da Polícia Federal, para apontar se a embarcação estava no local adequado. Participou também da operação a promotora de Justiça Especializada de Viamão, Anelise Stifelman.

    Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mprs-ministerio-publico-participa-de-operacao-contra-extracao-de-areia/3143405

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)