Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPSP - Ministério Público apura suposta negligência de procurador jurídico de Junqueirópolis

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Promotoria de Justiça de Junqueirópolis instaurou inquérito civil para apurar a conduta de Lincoln Wesley Ortigosa, procurador jurídico do Município por supostas omissão e negligência no acompanhamento e ajuizamento de ações de execução fiscal.

    No inquérito, o Promotor de Justiça Ruy Fernando Anelli Bodini investiga a possível prática de ato de improbidade administrativa pelo procurador jurídico do Município.

    Entre os elementos já colhidos pela Promotoria de Justiça está o fato de o Município não ter conseguido até hoje efetivar a citação de uma microempresa que é ré em uma execução fiscal ajuizada em dezembro de 2005. O MP também descobriu que o procurador jurídico não cuidou de buscar o bloqueio judicial de dinheiro à disposição da empresa executada, em uma ação cível proposta pelo Banco do Brasil.

    Ainda de acordo com o inquérito, Lincoln Ortigosa foi pessoalmente notificado, em 2 de abril de 2009, a adotar as providências que lhe competiam para promover o regular andamento da execução, para ajuizar outras ações tendentes ao recebimento de outras dívidas do laticínio para com o município e também para garantir que o dinheiro depositado em favor da empresa executada na ação cível revertesse para o erário municipal. Mesmo assim, nada foi feito e o dinheiro, que estava depositado em Juízo, foi pouco a pouco sendo levantado para pagamento de outros credores da empresa executada.

    Também já foi apurado que, embora o procurador jurídico tenha ajuizado execuções em face de contribuintes inadimplentes, ele não providenciaria a tramitação das ações, o que inviabiliza a atuação do Município em compelir os contribuintes desidiosos a recolher os tributos devidos.

    A Promotoria já enviou ofício à Prefeitura Municipal de Junqueirópolis para que informe o total de execuções fiscais ajuizadas e que estão em andamento, discriminadas por data de ajuizamento; a relação de todos os contribuintes inscritos na dívida ativa, especificando, a natureza da dívida; quais débitos já estão sendo objeto de execução fiscal e quais ainda não foram cobrados judicialmente, e qual o montante dos créditos fiscais do município na atualidade.

    Fonte: Ministério Público de São Paulo

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações175
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpsp-ministerio-publico-apura-suposta-negligencia-de-procurador-juridico-de-junqueiropolis/100046014

    Informações relacionadas

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 15 anos

    Mantida demissão de procurador federal que atuou com negligência no exercício da função

    MPPB ajuíza ação contra ex-prefeito e advogado por enriquecimento ilícito, em Guarabira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)