Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPT e Diretoria de Portos e Costas firmam termo de conciliação judicial

    há 10 anos

    O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, formalizou nesta terça-feira (10), no Núcleo Permanente de Conciliação (NUPEC), termo de conciliação judicial entre o Ministério Público do Trabalho e a União no qual a Diretoria De Portos e Costas (Marinha do Brasil), se compromete a deixar de utilizar mão-de-obra contratada direta ou indiretamente fornecida por empresa interposta, seja por convênios, contratos de prestação de serviços ou qualquer outra forma que implique o fornecimento de trabalhadores para o exercício de funções não passíveis de execução direta em convênio firmado com a Fundação de Estudos do Mar (Femar).

    O acordo formalizado tem origem em uma ação civil pública proposta pelo MPT pedindo o imediato afastamento dos trabalhadores que prestavam, sem concurso público, serviços à Diretoria de Portos e Costas através da Fundação de Estudos do Mar autorizados por Portaria Ministerial, convênio com a finalidade de propiciar a realização e o desenvolvimento de estudos e serviços, para assegurar a segurança da navegação, no mar aberto e hidrovias interiores e também para a preservação da poluição ambiental no meio aquaviário.

    Pelo acordo, ficou acertado ainda que até julho de 2014 o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão deverá autorizar a realização de concurso público para o provimento de cargos do quadro de pessoal do Comando da Marinha destinados à Diretoria de Portos e Costas. Até dezembro de 2016, a Diretoria de Portos e Costas se comprometeu a afastar 33 trabalhadores que ainda estiverem prestando serviços em desacordo com a legislação vigente. Foi determinado ainda um prazo para a transferência de conhecimentos obtidos pela Femar para a Marinha do Brasil.

    Ao final, o ministro Carlos Alberto registrou que o acordo celebrado hoje ocorreu em prosseguimento à primeira audiência realizada pelo NUPEC em janeiro de 2012 e abriu um prazo de 10 dias para a Femar aderir ao acordo agora celebrado.

    (Dirceu Arcoverde/AR)

    Processo: AIRR - 3165-57.2010.5.01.0000

    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

    Permitida à reprodução mediante citação da fonte.

    Secretaria de Comunicação Social

    Tribunal Superior do Trabalho

    Tel. (61) 3043-4907

    imprensa@tst.jus.br

    • Publicações14048
    • Seguidores634419
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-e-diretoria-de-portos-e-costas-firmam-termo-de-conciliacao-judicial/112211020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)