Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPT em Santa Maria obtém antecipação de tutela em ação contra fabricante da Coca-Cola

    A 2ª Vara do Trabalho de Santa Maria concedeu antecipação de tutela, requerida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na ação civil pública (ACP) movida contra a unidade da CVI Refrigerantes Ltda, sediada em Santa Maria, que fabrica produtos da linha Coca-Cola. A antecipação impõe à ré o cumprimento de quatro obrigações, relacionadas à duração do trabalho: jornada extraordinária em acordo com a lei, regimes de compensação, jornadas especiais e intervalos intrajornada e interjornada, condições que o MPT constatou em inquérito civil serem desrespeitadas. A empresa deve pagar multa de R$ 10 mil por item que descumprir, multiplicada pelo número de empregados prejudicados, em cada oportunidade em que se verificar o descumprimento. Anteriormente, a empresa tinha se recusado a firmar termo de ajustamento de conduta (TAC) proposto pelo MPT.

    A tutela, de caráter inibitório, não tem como pressuposto o dano ou a culpa e objetiva prevenir a possível prática, repetição ou continuação do ilícito, impedindo-se que o direito dos trabalhadores seja lesado. A Justiça considerou as provas documentais apresentadas pelo MPT suficientes para determinar que a ré se abstenha da prática de jornada de trabalho excessiva. A ACP se baseia em investigação do MPT iniciada em 2011, mediante denúncia, e em inspeções do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizadas em duas oportunidades: uma finalizada em dezembro de 2011 e outra iniciada em setembro de 2012. A fiscalização constatou mais de 1200 ocorrências de jornadas acima de doze horas, inclusive algumas acima de 22 horas. As jornadas acima de 10 horas também eram comuns: foram registradas mais de 9000 ocorrências no período analisado.

    De acordo com a procuradora do Trabalho responsável pelo caso, Bruna Iensen Desconzi, a jornada absurda adotada pela ré em seu estabelecimento enquadra-se no conceito de jornada exaustiva, assim entendida aquela que por circunstâncias de intensidade, frequência, desgaste ou outras, cause prejuízos à saúde física e mental do trabalhador, agredindo sua dignidade. A conduta da empresa agride, a mais não poder, a própria dignidade dos trabalhadores. Em definitivo, na ACP, a procuradora requer multa de R$ 5 milhões a título de danos morais coletivos.

    Clique aqui para ler a antecipação de tutela

    Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)

    Publicação no site: 9/4/2014

    • Publicações915
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-em-santa-maria-obtem-antecipacao-de-tutela-em-acao-contra-fabricante-da-coca-cola/116292582

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)