Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT em Uruguaiana obtém liminar contra Hospital São Patrício, de Itaqui

    Hospital foi acionado pelo MPT por conta de terceirização irregular

    O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uruguaiana obteve liminar contra o Hospital São Patrício, de Itaqui, em ação civil pública (ACP) ajuizada por conta de terceirização irregular de serviços médicos. A decisão da Vara do Trabalho de São Borja (posto de Itaqui) determina que a empresa se abstenha, no prazo de 45 dias, de terceirizar serviços médicos, atividade-fim do estabelecimento, devendo contratar diretamente os médicos que atuam nele. O hospital terceirizava, através da sociedade empresária Itamed Ltda., os serviços de consulta e atendimento médico-ambulatorial de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Inquérito civil do MPT constatou que para trabalhar no hospital, médicos eram incentivados a ingressar na Itamed. A prática, conhecida como pejotização, é considerada fraude trabalhista.

    A decisão liminar sujeita o hospital a multa de R$ 10 mil, valor multiplicado pelo número de trabalhadores em situação irregular e pelo número de constatações. Os valores decorrentes da multa são reversíveis ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com a decisão, do juiz substituto Átila Roesler, ao terceirizar a sua atividade principal, o hospital viola também as normas de segurança e saúde do Trabalho, pondo em risco a saúde dos médicos e a qualidade dos serviços oferecidos à população.

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do qual partiu a denúncia ao MPT, em mais de uma ocasião autuou o hospital por conta de pejotização. O hospital se recusou a firmar termo de ajuste de conduta (TAC) proposto pelo MPT, em agosto de 2014. Em definitivo, na ACP, ajuizada pela procuradora do Trabalho Fernanda Arruda Dutra, o MPT requer a confirmação das determinações da liminar e a condenação do hospital ao pagamento de indenização, a título de danos morais coletivos, no valor de R$ 100 mil, reversíveis a entidades assistenciais e filantrópicas da Região.

    Clique aqui para ler a liminar.

    ACP nº 0010219-57,2014.5.04.0871

    Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
    Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)

    • Publicações1296
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-em-uruguaiana-obtem-liminar-contra-hospital-sao-patricio-de-itaqui/159810888

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)