Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPT firma TAC com Município de Franca para evitar casos de assédio moral

    O Município de Franca firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho em Ribeirão Preto para encerrar atos de assédio moral contra servidores da Defesa Civil, da Guarda Civil e da Junta Médica Municipal.

    Com a assinatura do acordo, a prefeitura tem 30 dias para orientar e exigir, por escrito, os servidores com cargos e funções de chefia e de direção da Defesa Civil e da Guarda Civil, no sentido de proibir qualquer prática de assédio moral ou discriminação, especialmente em condutas que configurem perseguições, humilhações, ofensas; divulgação de comentários maliciosos, ameaças de demissão, sonegação de informações indispensáveis ao desempenho das funções, concessão de tarefas impossíveis ou incompatíveis com a capacidade profissional e/ou em condições e prazos incompatíveis.

    O Município tem 30 dias para exigir de todos os servidores da Junta Médica Municipal a obrigação de respeitar aos demais servidores públicos e público em geral, sendo vedadas as manifestações depreciativas, agressivas, obscenas, ofensivas, ameaçadoras e/ou atitudes discriminatórias, bem como a recusa injustificada e/ou infundada de recebimento de atestados médicos apresentados dentro do prazo.

    Segundo o TAC, a prefeitura de Franca tem 60 dias para divulgar o teor do acordo, para ciência de todos os servidores. Caso o Município descumpra o acordo, pagará multa no valor de R$ 10 mil por item infringido.

    A investigação contra Franca já dura 2 anos, período em que uma série de denúncias de assédio e maus tratos sofridos por servidores públicos municipais pelas chefias das três entidades foram remetidas ao MPT pelo Sindicato dos Servidores e por alguns funcionários da prefeitura.

    Com o TAC, o MPT encerra o inquérito e oficia a fiscalização do trabalho e o Sindicato dos Servidores para verificar e acompanhar o cumprimento integral das obrigações do acordo.

    • Publicações1259
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações232
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-firma-tac-com-municipio-de-franca-para-evitar-casos-de-assedio-moral/2311386

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública de São Paulo
    Notíciashá 10 anos

    Franca: Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho atuam extrajudicialmente contra trabalho infantil

    Jusbrasil, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Regras de Publicação da Comunidade Jusbrasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)