Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPT investigará discriminação de trabalhadores em Mossoró

    Atuação preventiva do Ministério Público do Trabalho (MPT) no município de Mossoró buscará analisar as condições e os efeitos da aprovação de projeto de lei que pretende restringir o acesso ao emprego no município a pessoas nascidas na cidade. O procedimento se originou após a Procuradoria do Trabalho no município tomar conhecimento de que uma proposta legislativa, apresentada no dia 20 de fevereiro deste ano, pretende determinar que pelo menos 70% dos empregados na área da construção civil sejam domiciliados em Mossoró.

    O projeto prevê que os candidatos a emprego, nesse ramo de atividade, devem estar domiciliados em Mossoró há no mínimo seis meses, com prova mediante comprovante de residência e título de eleitor. A fiscalização do cumprimento da lei, se aprovada, deve ser feita pelas entidades representativas das categorias profissionais e comunicada aos órgãos competentes da Prefeitura.

    No caso de as empresas descumprirem a lei, podem ser autuadas a pagar multa no valor de 50 salários da categoria e suspensão temporária ou definitiva do alvará de funcionamento e das atividades.

    Para o procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) Gleydson Gadelha, a matéria é tema de atuação prioritária do MPT, já que se refere a discriminação de trabalhadores em virtude da origem. “O projeto tem o potencial de trazer danos irreparáveis ou de difícil reparação. Primeiro, aos trabalhadores de outras localidades, com o direito ao trabalho cerceado de maneira indevida; aos próprios trabalhadores e ao município, que pode ter sua norma atacada de maneira recorrente”, explica o procurador.

    Para o MPT, a norma afronta a Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho, que veta toda forma de discriminação nas relações de trabalho. A convenção tem forma de lei no Brasil, nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

    O projeto de lei foi proposto pela vereadora Sandra Rosado e ainda não foi pautado. O município de Mossoró foi instado a prestar informações sobre o projeto, e tem prazo de cinco dias úteis para se manifestar.









    Fonte: Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte

    Data da noticia: 05/04/2018

    • Publicações30288
    • Seguidores632627
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-investigara-discriminacao-de-trabalhadores-em-mossoro/563243544

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)