Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPT obtém liminares contra desconto de contribuição sindical

    O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve do juiz Roberto Masami Nakajo, da 3ª VT de Florianópolis, duas liminares contra a cobrança de contribuição sindical de trabalhadores não sindicalizados. Uma das ações civis públicas foi ajuizada contra o Sindicato dos Empregados no Comércio de Florianópolis e o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de Santa Catarina. A outra contra o mesmo sindicato profissional e o Sindicato de Supermercados e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios.

    Segundo o procurador do Trabalho Acir Alfredo Hack, foi incluído em Convenção Coletiva de Trabalho 2010/11 o desconto de 4% dos empregados das categorias, a título de contribuição negocial patronal, nos salários de novembro de 2010 e julho de 2011. Afirmando que tal cobrança é ilegal, o autor das ações civis públicas pediu antecipação de tutela, para a imediata suspensão dos descontos nos salários dos trabalhadores não filiados aos sindicatos, principalmente a parcela que ainda não venceu. Diante da confirmação da cobrança indistinta, o juiz Nakajo determinou a imediata suspensão do desconto previsto na cláusula 54 da CCT, nos salários dos empregados não filiados integrantes das categorias profissionais. Também foi estabelecida multa de R$ 500 mil, em caso de descumprimento, reversível em favor da União ou outra entidade, a critério do juízo. Ele levou em conta que a cláusula é contrária à jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC

    ascom@trt12.jus.br - (48)

    • Publicações683
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-obtem-liminares-contra-desconto-de-contribuicao-sindical/2571142

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)