Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPT pede que CNJ monitore servidores irregulares no TJPA

    O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPE) pediram ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que volte a monitorar a situação de servidores admitidos sem concurso público no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Após várias demissões determinadas pelo CNJ, o órgão instaurou o Processo de Acompanhamento de Cumprimento de Decisão para analisar as irregularidades nas contratações, porém o procedimento foi arquivado em 2013.

    Em 2010, o CNJ julgou quatro procedimentos, sendo um deles solicitado pelo MPT e MPE, que resultaram na anulação de ato da presidência do TJPA que efetivou, de forma irregular, servidores que ingressaram no tribunal sem concurso público. Os vários desligamentos que se sucederam à determinação do conselho foram monitorados pelo órgão a partir desse processo.

    Tanto o MPT quanto o MPE solicitam que o processo seja desarquivado, ou que seja instaurado um novo, visto que já estão sendo adotados meios de burlar o cumprimento da decisão. Alguns servidores recorreram à 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belém para obter sentenças favoráveis na Justiça.

    De acordo com o regimento interno do CNJ, somente o Supremo Tribunal Federal (STF) pode reverter as decisões do Conselho. Por isso, o MPT e o MPE apresentaram reclamação disciplinar junto ao CNJ contra a atuação do juiz da Vara responsável por manter os servidores do Judiciário em situação irregular.

    Há ainda notícias de outros funcionários temporários que estariam se beneficiando de tais decisões. Um dos casos se refere a um servidor que permanece nos quadros do Poder Judiciário do Pará mesmo após determinação de desligamento proferida pelo então presidente do Conselho Nacional de Justiça, em abril de 2012.

    Nº CNJ: Processo de Acompanhamento de Cumprimento de Decisão nº 0007558-04.2010.2.00.0000

    • Publicações30288
    • Seguidores632693
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-pede-que-cnj-monitore-servidores-irregulares-no-tjpa/112344825

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)