Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024

MPT promove conscientização sobre assédio moral no trabalho

A prática ocorre principalmente nos bancos atingindo 66% dos trabalhadores

há 11 anos

Porto Alegre - O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove de 21 a 25 de outubro em todo o Brasil a Semana de Conscientização sobre o Assédio Moral no Trabalho. Serão realizadas diversas atividades com objetivo de esclarecer aos servidores da Instituição, aos bancários e à sociedade em geral questões relacionadas ao assédio moral no ambiente de trabalho.

Em Porto Alegre, o primeiro evento "Dialogando sobre assédio moral" será na próxima terça-feira (22), às 15h, voltado para o público interno e ocorrerá no auditório do MPT-RS. As procuradoras do Trabalho Márcia Medeiros de Farias e Bruna Iensen Desconzi (vice-coordenadora regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho - Coordigualdade) conversarão com os servidores sobre o tema.

Na quarta-feira (23), às 9h30min, será realizado o ato público "Assédio Moral em estabelecimentos bancários". O evento acontecerá na sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, responsável pela organização junto com o MPT e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A procuradora Bruna falará pelo MPT. O público-alvo é formado por instituições públicas que atuam na proteção do trabalhador, entidades sindicais patronais e obreiras, estabelecimentos bancários, estudantes e sociedade em geral.

A Coordigualdade elaborou a cartilha "Assédio moral em estabelecimentos bancários" com o intuito de esclarecer aos bancários e à sociedade em geral, por meio de conceitos e exemplos, questões relacionadas a essa prática no ambiente de trabalho, contribuindo, assim, para a eliminação desse problema. A escolha do setor bancário, além de ser natural decorrência, por ser uma das atividades contempladas no projeto “Assédio é Imoral”, é fruto dos números alarmantes de ocorrências com repercussão, inclusive, nas estatísticas de inquéritos civis instaurados e ações ajuizadas pelo MPT.

Estatísticas revelam que, em âmbito nacional, o problema atinge 66% dos bancários, segundo consulta feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) em 2011. Dessa forma, diante desse cenário e em razão da propagação dessas condutas no ambiente de trabalho, é importante conhecer um pouco mais sobre o assédio moral, suas características e formas de combate.

Informações:

MPT no Rio Grande do Sul

prt4.ascom@mpt.gov.br

(51) 3284-3066

  • Publicações7757
  • Seguidores632632
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações251
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-promove-conscientizacao-sobre-assedio-moral-no-trabalho/111959104

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)