Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mudança no aviso prévio proporcional

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    A proporcionalidade do aviso prévio aplica-se somente aos casos em que o empregador toma a iniciativa de rescindir o contrato de trabalho. A decisão é do TST, ao dispor que exigir que o trabalhador cumpra aviso prévio superior a 30 dias, na hipótese em que ele próprio tenha pedido a rescisão do contrato, “significaria aceitar uma mudança legislativa prejudicial ao empregado”.

    A ação trata do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço. Quando o empregado pede demissão, o período não pode superar 30 dias.

    Já nos casos em que o funcionário for demitido, o aviso prévio pode durar de 30 a 90 dias, dependendo do tempo de trabalho para a mesma empresa.

    A decisão do TST reformula o entendimento de uma decisão do próprio tribunal que, em 2015, determinou que a concessão do aviso prévio proporcional também seria aplicada em favor do empregador. Na época o relator, ministro João Oreste Dalazen, afirmou que “o aviso prévio é obrigação recíproca de empregados e empregadores, na forma do artigo 487 da CLT”.

    Naquele julgado, o acórdão ressaltou “não haver justificativa para se estabelecer duração diferenciada do aviso prévio para empregados e empregadores”.

    A mudança estabelecida agora a partir de voto do ministro (gaúcho) Hugo Carlos Scheuermann, apontou o novo entendimento em ação que envolveu uma empresa de tecnologia do Paraná: “A norma relativa ao aviso prévio proporcional não guarda a mesma bilateralidade característica da exigência de 30 dias, essa sim obrigatória a qualquer das partes que intentarem resilir o contrato de emprego”.

    No caso concreto, a empresa exigira que a funcionária que estava de saída cumprisse aviso prévio de 33 dias. Por isso, o julgado acresceu à condenação o pagamento dos “três dias de trabalho prestados indevidamente no período do aviso prévio”. (Proc. nº 1964-73.2013.5.09.0009).

    Leia a íntegra do acórdão

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mudanca-no-aviso-previo-proporcional/513278988

    Informações relacionadas

    Direito Doméstico
    Notíciashá 11 anos

    Aviso Previo Proporcional

    Luana Varela, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Aviso prévio proporcional à luz da nota técnica nº 184 da SRT/MTE

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 7 anos

    TST decide que aviso prévio proporcional é obrigação limitada ao empregador

    Jucineia Prussak, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Dúvidas frequentes sobre o aviso prévio de até 90 dias

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Eduardo Torres
    5 anos atrás

    Tenho uma dúvida:
    A empresa a qual eu trabalho vai fechar em junho. Com isso nosso empregador deu um aviso prévio de 120 dias, que é o período da data de hoje até a data de fechamento da empresa.
    Neste caso eu pergunto:

    1) Pode, por conta própria, o empregador dar prazo superior a 30 dias de aviso prévio? (inclusive para funcionários que não tem nenhum daqueles acréscimos de 3 dias por ano, pois estão a menos de um ano na empresa).

    2) Digamos que eu tenha direito a mais 9 dias de acréscimo por estar a 3 anos na empresa, neste caso, o prazo superior a 30 dias que nosso empregador nos deu, acaba por cobrir esses "9 dias" a qual tenho direito? ou esses 9 dias somariam aos 120 dias de aviso, resultando em 129 dias? continuar lendo