Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Município acata notificação do MPE e exonera servidores que exerciam atividades empresariais incompatíveis com cargo público

    O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães, acatou notificação recomendatória do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e promoveu a exoneração do diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE), Evandro Gustavo Pontes e Silva, e do servidor do mesmo órgão, Fillipe Augusto Viecili. A intervenção do MPE ocorreu após constatação de que os dois exerciam atividades empresariais incompatíveis com os cargos ocupados na Administração Pública.

    O ato de exoneração do diretor presidente do DAE foi publicado na edição dessa terça-feira (17.09) do Jornal Oficial dos Municípios (AMM), com data retroativa a 12 de setembro (quinta-feira). Já a exoneração do servidor Fillipe Augusto Viecili foi publicada no dia 12.09.

    De acordo com a promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos, o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Grande, a exemplo do que preveem ordenamentos jurídicos similares de outros níveis da federação, proíbe a participação de servidor público em gerência, administração de empresa privada ou sociedade civil. Além disso, os cargos em confiança exigem dedicação exclusiva, o que impossibilitaria o exercício de outras atividades concomitantes.

    Na notificação, a promotora de Justiça também questionou o fato do então presidente do DAE ter contratado seu próprio sócio para trabalhar na autarquia municipal. Para o MPE, a atitude adotada pelo gestor feriu os princípios da Administração Pública, em especial o da Moralidade Administrativa. Os dois gestores são sócios da empresa Viecili e Silva Ltda.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-acata-notificacao-do-mpe-e-exonera-servidores-que-exerciam-atividades-empresariais-incompativeis-com-cargo-publico/100686591

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 7 anos

    Professor da UFRN é processado pelo MPF por desrespeitar regime de dedicação exclusiva

    DECISÃO: Professor em regime de dedicação exclusiva não pode exercer outra atividade remunerada

    Notíciashá 11 anos

    Wallace acata notificação e demite servidores que exerciam atividades empresariais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)